Não basta apenas malhar | Revista Fleury Ed. 20

Pessoas que têm doenças crônicas, como o diabetes, por exemplo, precisam manter a saúde em dia e tomar alguns cuidados importantes, e podem aprender que conviver com uma doença crônica não é um bicho de sete cabeças.


A prática regular de atividade física pode trazer mais qualidade de vida e bem-estar. No entanto, o exercício físico isolado não é garantia de uma vida saudável. A afirmação baseia-se em uma pesquisa realizada pelo Fleury Medicina e Saúde. Após avaliar 113 clientes do Check-up Fitness, o estudo concluiu que, para que a atividade física seja realmente eficaz, é preciso aliar o exercício a outros bons hábitos. “Além de uma alimentação equilibrada, fatores como gerenciamento de estresse e qualidade do sono são essenciais para manter o vigor físico”, explica Páblius Staduto Braga Silva, médico do esporte do Fleury Medicina e Saúde.

O estudo considerou a aptidão cardiorrespiratória durante o exercício físico, o percentual de gordura do corpo e o Índice de Massa Corpórea (IMC). “Ao analisarmos as avaliações, notamos que existe grande probabilidade de uma pessoa apresentar uma excelente capacidade cardiorrespiratória mas, em consequência de uma alimentação inadequada, ter IMC na faixa considerada de sobrepeso”, conta Silva. O equilíbrio é fundamental para atingir a boa saúde. “Tanto o excesso quanto a falta de exercícios físicos são prejudiciais quando o assunto é qualidade de vida”, diz Ricardo Nahas, médico do esporte do Fleury.

O primeiro passo para iniciar a prática de atividade física é escolher algo que gosta de fazer. Depois, é preciso procurar um médico. “O profissional de saúde vai avaliar o perfil da pessoa e seu histórico clínico, saber como é sua alimentação, se já teve alguma lesão e o que pretende com os exercícios. A partir daí são pedidos exames básicos e, após a conclusão, o médico vai direcionar a pessoa para uma atividade que lhe dê prazer e que lhe traga benefícios à saúde”, afirma Silva.

A recomendação do especialista permite melhor desempenho, além de ser essencial para que a pessoa não se exponha a riscos. “Sentir-se bem não é suficiente, pois pessoas com doenças coronarianas nem sempre apresentam sintomas e podem correr riscos ao praticar exercícios sem orientação”, diz José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Além de seguir os conselhos médicos, é preciso adquirir uma postura mais saudável. “As pessoas devem criar situações para se movimentar. De nada adianta fazer exercícios na academia e ficar dez horas sentado em casa ou no trabalho”, alerta Silva. “Preferir a escada e usar menos o carro são hábitos simples, mas benéficos”, completa. E essas ações podem ser incorporadas ao cotidiano de qualquer pessoa. “A atividade física também ajuda pessoas que têm problemas de coluna ou apresentam pressão alta, desde que com a devida orientação médica”, revela Antonio Tebexreni, cardiologista do Fleury.

Para uma vida mais leve e saudável
Antes de iniciar um programa de atividade física, marque uma avaliação com seu médico.
Faça refeições equilibradas e saudáveis, comendo frutas, verduras, legumes, carnes e carboidratos.
Escolha exercícios que sejam prazerosos, mas que contemplem as necessidades de fortalecimento; muscular, treinamento aeróbico e alongamento.
Nunca ultrapasse os limites do seu corpo durante uma atividade física.
Escolha um bom colchão e travesseiro. Isso fará toda a diferença para o descanso do seu corpo.
Crie situações para se movimentar mais durante o dia.
Lembre-se que o equilíbrio entre todas essas ações é fundamental.

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