Nos caminhos do labirinto | Revista Fleury Ed. 13

Quando coisas não vão bem no organismo, principalmente sob o ponto de vista metabólico e vascular, os primeiros sinais de alerta são dados pelo labirinto.

Quando coisas não vão bem no organismo, principalmente sob o ponto de vista metabólico e vascular, os primeiros sinais de alerta são dados pelo labirinto. Ele é um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. Alterações vasculares, hipertensão arterial e aumento do colesterol, dos triglicérides e da glicemia podem alterar o labirinto e desencadear sintomas como tontura, zumbido e oscilações auditivas.

Além disso, o labirinto, que está situado nas porções mais internas do ouvido, é responsável pela audição e também pelo equilíbrio corporal. Portanto, qualquer mudança nele pode impactar diretamente na qualidade de vida. Mais de 95% das queixas de tontura são originadas em distúrbios labirínticos. E existem mais de 300 doenças que podem afetar esse órgão. Então, ao sentir tontura, e se isso persistir, é preciso procurar um otorrinolaringologista.