Fecha a janela que o menino está com asma! Esse era o grito que eu ouvia de minha mãe quando surgia uma corrente de ar em nossa casa.
— Fecha a janela que o menino está com asma! Esse era o grito que eu ouvia de minha mãe quando surgia uma corrente de ar em nossa casa. Ela tinha certeza que o menino magrinho e asmático – no caso, eu – precisava ser agasalhado, isolado, mantido quieto. E lá ficava eu, cuidado e amado, mas respirando ar viciado, em companhia da poeira doméstica, dos ácaros e sabe-se lá que outros alérgenos. Só quem tem ou já teve asma sabe o que é ter dificuldade para respirar. E quando se é criança, parece pior, porque o pequeno não só não entende, como se revolta.
E assim foi boa parte de minha infância, quietinho, quentinho, preservado de esforços, protegido do mundo. Até que, aleluia, veio a alforria nas mãos do Dr. Sílvio, um médico jovem. Ele veio a mando do chefe da clínica, o Dr. Alfredo, nosso velho médico da família. A primeira impressão provocou algum espanto e gerou alguma desconfiança.
— Abram as janelas, deixem entrar ar fresco – disse ele, com um quê de autoridade, ao mesmo tempo em que retirava as cobertas e me mandava ficar em pé. Para o espanto de minha mãe e para minha alegria, mandou-me levantar os braços, endireitar a coluna e encher o peito lentamente, enquanto perseguia os silvos em minhas costas com seu estetoscópio gelado.
— Não se preocupe, amiguinho – continuou — vamos medicar você, mas você vai ter que mudar alguns costumes e, principalmente, vai começar a praticar esporte.
Foi meu primeiro contato com a ideia de que doença se trata com remédio, mas saúde se mantém com estilo de vida. O esporte entrou em minha vida pela porta da necessidade e se instalou na sala do prazer. E a asma foi ficando pelo caminho das piscinas. O menino magrinho e fraquinho virou um homem magro, mas forte. O limão azedo da asma brônquica virou a limonada refrescante do exercício e do esporte, que virou hábito, estilo de vida e, claro, saúde.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês