O pescador e o monge | Revista Fleury Ed. 18

Esta é uma edição totalmente dedicada ao tema equilíbrio. E por que escrever páginas e mais páginas sobre o tema? Justamente porque é em busca do equilíbrio que todos estamos – seja na vida pessoal, seja na profissional.


Lao morava no alto de um morro. Feliz, respeitado pela comunidade, fazia suas meditações todos os dias depois do pôr do sol. Desde a sua juventude, nada o abalava, nada tirava o sorriso do rosto, e assim chegou à maturidade respeitado pela comunidade de pescadores da aldeia. Até que um grupo em procissão se aproximou de sua modesta cabana quando ele se preparava para meditar. O chefe da comunidade, com ar sombrio e voz ferina, passou a acusá-lo de ter seduzido uma jovem da aldeia e de ser o pai da criança que ela trazia nos braços. Intimou-o a, daquele dia em diante, cuidar da criança. Todos viraram as costas para o monge, que acumulara dignidade ao longo de toda a vida, e partiram.

Lao continuava feliz, agora na companhia de uma criança que diziam ser o seu filho. Passado um ano, uma nova procissão se aproximou do casebre, estando à frente o chefe da aldeia. Dessa vez, com humildade e voz contida, pediu desculpas ao velho monge. A moça, arrependida da mentira e com saudades do filho, confessara que o verdadeiro pai da criança era um peixeiro da aldeia. Todos rogavam a Lao que devolvessem o menino, no que foram atendidos imediatamente. O monge apenas apreciou a alegria da mãe em ter o filho de volta e, sem dizer uma palavra, se recolheu. Continuou vivendo feliz como sempre, ainda que estivesse muito velho.
O segredo de Lao era a pureza e o controle da mente. Uma prática que ensinava a qualquer pessoa que o procurasse. Quer ser feliz?, dizia o monge, domine a mente, a ira, a inveja, a calúnia, a retaliação, e olhe para o universo interno. Pergunte se uma contrariedade pode mudar o fluxo e a ordem do universo. Não pode, então não tem importância. O que vale é estar tranquilo, buscando entender as coisas como elas realmente são, e não se apegar ao que aconteceu no passado. Só o presente, a ética, a honestidade intelectual interessam, pois são os responsáveis pelo sorriso, pela saúde e pela alegria de viver.


HERÓDOTO BARBEIRO é budista e jornalista da TV Cultura e da Rádio CBN


Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.