O tempo do seu exame | Revista Fleury Ed. 34

Depois que o cliente tem a amostra coletada em uma unidade Fleury, ele pode receber o resultado rapidamente, em poucas horas, no mesmo dia ou em até mais de 40 dias.

Depois que o cliente tem a amostra coletada em uma unidade Fleury, ele pode receber o
resultado rapidamente, em poucas horas, no mesmo dia ou em até mais de 40 dias. Veja como cada amostra, quando chega em nosso laboratório, passa por um processo diferente.

Fonfografico
Veja o infográfico em detalhes aqui

São realizados, em média, 80 mil exames por dia no laboratório central do Fleury

PROVAS RÁPIDAS
Por sua urgência, alguns exames são realizados nas próprias unidades e o cliente recebe o resultado em duas horas. É o caso, por exemplo, quando  se colhe material da garganta para investigar a presença das bactérias estreptococos, que podem causar infecções graves. Outros testes rápidos podem levar de quatro a seis horas, como alguns exames da área de medicina fetal.

NÃO SE PREOCUPE!
Mesmo as amostras das provas rápidas passam por uma análise detalhada no Fleury.

EXAMES AUTOMATIZADOS
Exames como hemograma ou um teste de colesterol e triglicérides, por exemplo, são feitos na linha de automação do laboratório, que faz tudo ser muito mais rápido. Resultados de coletas feitas em São Paulo pela manhã podem sair no mesmo dia em mais de 80% dos casos.

EXAMES NÃO AUTOMATIZADOS
Quando alguma etapa ou todo o processo é manual, o exame leva mais tempo para ficar pronto. Cada teste tem um processo específico e cada etapa tem um fluxo, o que faz os prazos para ter o resultado variarem bastante.

As etapas do exame para identificação de anticorpos (FAN)

1 - A equipe do laboratório usa um sorteador que, em 10 minutos, faz a triagem e a primeira leitura de 150 amostras.

2 - Nos 30 minutos seguintes, a equipe organiza essas amostras e prepara o próximo equipamento com os reagentes necessários.

3 - Em 3 a 4 horas, essa máquina faz as diluições e prepara 20 lâminas com múltiplas amostras.

4 - A equipe faz a leitura das lâminas em microscópio, em um ritmo de 12 lâminas a cada 1 hora.

DEU NEGATIVO?
O resultado está liberado para o cliente.

DEU POSITIVO?
A amostra volta para o equipamento e para uma segunda leitura no microscópio para uma investigação mais aprofundada do resultado, num processo de cerca de duas horas para 20 a 30 lâminas.

NO EXTERIOR
Exames que são feitos em volume muito baixo ou que usam reagentes sem validação no Brasil são feitos em laboratórios parceiros no exterior. Nesses casos, a logística de transporte e o fluxo próprio desses locais é que determinam o tempo para o resultado ser liberado para o cliente – de 15 a 30 dias.

CULTURAS DE MICRO-ORGANISMOS
Quando é preciso investigar se há micro-organismos nas amostras, quem determina o tempo do exame é o micro-organismo. As amostras vão para placas de cultura, onde bactérias e fungos têm condições ideais para crescer e se multiplicar para ser identificados. Esse processo pode levar de 24 horas a 45 dias.

Em alguns casos, uma primeira vista no microscópio já detecta se há bactéria ou fungo na amostra, e um primeiro laudo parcial é liberado para o médico no mesmo dia.

Se ele não é visível ao microscópio, isso não quer dizer que ele não está lá. Pode ser que ele só esteja em pouca quantidade. Por isso toda amostra segue para cultura mesmo assim.

Uma vez identificado o micro-organismo, a amostra segue para a ANTIBIOGRAMA

Teste que dura 24 horas para saber quais antibióticos são mais efetivos no combate da bactéria

O TEMPO DA COLETA
Além dos preparos específicos e tempos variados de jejum, o tempo também é um fator fundamental na hora da coleta para determinados exames. Confira alguns exemplos na versão online da Revista Fleury.

INFOGRÁFICO LILIAN BUMBIERS, MAÍRA TERMERO, MÔNICA ACATAUASSU.  
Fonte Maria Teresa Ghiringhello, consultora do laboratório central do Fleury.