O tempo do seu exame | Revista Fleury Ed. 34

Depois que o cliente tem a amostra coletada em uma unidade Fleury, ele pode receber o resultado rapidamente, em poucas horas, no mesmo dia ou em até mais de 40 dias.

Depois que o cliente tem a amostra coletada em uma unidade Fleury, ele pode receber o
resultado rapidamente, em poucas horas, no mesmo dia ou em até mais de 40 dias. Veja como cada amostra, quando chega em nosso laboratório, passa por um processo diferente.

Fonfografico
Veja o infográfico em detalhes aqui

São realizados, em média, 80 mil exames por dia no laboratório central do Fleury

PROVAS RÁPIDAS
Por sua urgência, alguns exames são realizados nas próprias unidades e o cliente recebe o resultado em duas horas. É o caso, por exemplo, quando  se colhe material da garganta para investigar a presença das bactérias estreptococos, que podem causar infecções graves. Outros testes rápidos podem levar de quatro a seis horas, como alguns exames da área de medicina fetal.

NÃO SE PREOCUPE!
Mesmo as amostras das provas rápidas passam por uma análise detalhada no Fleury.

EXAMES AUTOMATIZADOS
Exames como hemograma ou um teste de colesterol e triglicérides, por exemplo, são feitos na linha de automação do laboratório, que faz tudo ser muito mais rápido. Resultados de coletas feitas em São Paulo pela manhã podem sair no mesmo dia em mais de 80% dos casos.

EXAMES NÃO AUTOMATIZADOS
Quando alguma etapa ou todo o processo é manual, o exame leva mais tempo para ficar pronto. Cada teste tem um processo específico e cada etapa tem um fluxo, o que faz os prazos para ter o resultado variarem bastante.

As etapas do exame para identificação de anticorpos (FAN)

1 - A equipe do laboratório usa um sorteador que, em 10 minutos, faz a triagem e a primeira leitura de 150 amostras.

2 - Nos 30 minutos seguintes, a equipe organiza essas amostras e prepara o próximo equipamento com os reagentes necessários.

3 - Em 3 a 4 horas, essa máquina faz as diluições e prepara 20 lâminas com múltiplas amostras.

4 - A equipe faz a leitura das lâminas em microscópio, em um ritmo de 12 lâminas a cada 1 hora.

DEU NEGATIVO?
O resultado está liberado para o cliente.

DEU POSITIVO?
A amostra volta para o equipamento e para uma segunda leitura no microscópio para uma investigação mais aprofundada do resultado, num processo de cerca de duas horas para 20 a 30 lâminas.

NO EXTERIOR
Exames que são feitos em volume muito baixo ou que usam reagentes sem validação no Brasil são feitos em laboratórios parceiros no exterior. Nesses casos, a logística de transporte e o fluxo próprio desses locais é que determinam o tempo para o resultado ser liberado para o cliente – de 15 a 30 dias.

CULTURAS DE MICRO-ORGANISMOS
Quando é preciso investigar se há micro-organismos nas amostras, quem determina o tempo do exame é o micro-organismo. As amostras vão para placas de cultura, onde bactérias e fungos têm condições ideais para crescer e se multiplicar para ser identificados. Esse processo pode levar de 24 horas a 45 dias.

Em alguns casos, uma primeira vista no microscópio já detecta se há bactéria ou fungo na amostra, e um primeiro laudo parcial é liberado para o médico no mesmo dia.

Se ele não é visível ao microscópio, isso não quer dizer que ele não está lá. Pode ser que ele só esteja em pouca quantidade. Por isso toda amostra segue para cultura mesmo assim.

Uma vez identificado o micro-organismo, a amostra segue para a ANTIBIOGRAMA

Teste que dura 24 horas para saber quais antibióticos são mais efetivos no combate da bactéria

O TEMPO DA COLETA
Além dos preparos específicos e tempos variados de jejum, o tempo também é um fator fundamental na hora da coleta para determinados exames. Confira alguns exemplos na versão online da Revista Fleury.

INFOGRÁFICO LILIAN BUMBIERS, MAÍRA TERMERO, MÔNICA ACATAUASSU.  
Fonte Maria Teresa Ghiringhello, consultora do laboratório central do Fleury.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.