Os genes a favor da saúde | Revista Fleury Ed. 35

Conheça três exames que leem o nosso DNA para detectar doenças

Conheça três exames que leem o nosso DNA para detectar doenças

PREVENÇÃO PELO GENOMA
O exoma é um teste de última geração que usa o sequenciamento de uma parte do genoma para diagnosticar enfermidades de possível origem genética, como cardiopatias congênitas, alterações neurológicas e metabólicas, displasias esqueléticas, entre outras. “Ele permite investigar várias doenças ao mesmo tempo usando um só teste”, diz Dr. Wagner Antonio Baratela, assessor médico de Genética Molecular do Fleury. O resultado sai em 90 dias.

INVESTIGAÇÃO DO CÂNCER
Outra novidade é o OncotypeDX®, exame que analisa em material de biópsia ou obtido em procedimento cirúrgico um conjunto de genes associado ao câncer de mama, de cólon ou de próstata. Feito em parceria com a empresa norte-americana Genomic Health Inc., seu resultado é liberado em até 25 dias úteis e auxilia o médico na caracterização da doença quanto à agressividade e ao risco de recorrência, tendo impacto direto na definição do tratamento.

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL
O Fleury também oferece um teste não invasivo que ajuda a detectar o risco de algumas alterações genéticas no feto a partir da décima semana da gestação. Com uma amostra de sangue materno, o exame de trissomias fetais é capaz de identificar síndromes como a de Down, de Edwards e de Patau, além de anomalias associadas aos cromossomos sexuais. No caso da síndrome de Down, o método consegue diagnosticar cerca de 99% dos casos. Feito em parceria com a Illumina, o teste já é processado no Brasil com a mesma metodologia de quando era enviado ao exterior, a um custo mais acessível e resultados em menor tempo.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.