Na grande maioria dos casos, o linfoma é fruto de alterações genéticas específicas nas células do sistema imune.
Diagnóstico Avançado
Edgar Gil Rizzatti, coordenador do Grupo de Hematologia do Fleury Medicina e Saúde
Fleury: Já foi definida a origem do linfoma?
Edgar Gil Rizzatti: Na grande maioria dos casos, o linfoma é fruto de alterações genéticas específicas nas células do sistema imune. A participação de fatores externos, como infecções virais crônicas também pode contribuir para o aparecimento do linfoma em alguns casos.
Fleury: O que evoluiu nos recursos para o diagnóstico do linfoma?
E.R.: Um dos aspectos mais relevantes na evolução do conhecimento em Hematologia é relacionado ao diagnóstico. Por meio do uso de métodos de imunofenotipagem, citogenética e biologia molecular disponíveis atualmente, é possível obter diagnósticos cada vez mais precisos dos vários subtipos de linfoma existentes. E isso é muito importante, pois a decisão sobre qual forma de tratamento empregar é dependente do diagnóstico. A última classificação da Organização Mundial de Saúde, lançada em 2008, lista mais de 60 tipos de linfoma.
Fleury: Para a pessoa que tem linfoma, o que melhorou?
E.R.: A resposta ao tratamento, haja vista que atualmente uma maior proporção de pessoas alcança a cura. Além disso, os cuidados de suporte, que ajudam a combater as infecções e os efeitos colaterais decorrentes do tratamento, são hoje mais eficazes.
Fleury: Como a sociedade tem lidado com a doença?
E.R.: O linfoma não é mais uma doença tão estigmatizante, graças aos tratamentos existentes e à possibilidade de cura.
Iniciativa conjunta de cientistas e médicos renomados, Grupo Fleury, IBOPE Inteligência, Instituto Semeia e Todos pela Saúde pretende identificar a proporção de pessoas que possui anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 na capital paulista; nova fase da pesquisa visitará mais 1.216 domicílios na cidade.
Leia abaixo a nota de esclarecimento sobre o teste RT-PCR do Fleury.
O cuidado que você precisa para tratamentos de medicina reprodutiva e cirurgias em fertilidade com o Fleury Fertilidade.
Empresa é a única do setor de medicina diagnóstica neste ano a compor a lista da consultora Interbrand.