A síndrome do cólon ou intestino irritável é a causa mais frequente dos distúrbios funcionais intestinais.
Mais que uma dor de barriga
fleury: O que é a síndrome do cólon irritável?
Ulysses Ribeiro: A síndrome do cólon ou intestino irritável é a causa mais frequente dos distúrbios funcionais intestinais. Na ausência de uma doença orgânica definida (anormalidade estrutural, bioquímica, metabólica ou microbiológica), os sintomas são relacionados a problemas no intestino delgado ou cólon.
fleury: Quais os sintomas dessa síndrome?
U.R.: Dor ou desconforto abdominal, associados a alterações do hábito intestinal e anormalidades na defecação, geralmente com alívio desses sintomas após a evacuação. A pessoa deve apresentar tais sintomas pelo menos três vezes ao mês no mínimo por três meses nos últimos seis meses,para que seja caracterizada a síndrome.
fleury: Qual é o tratamento?
U.R.: A dieta é muito importante. É recomendável evitar alimentos que estão relacionados à piora dos sintomas como refeições gordurosas, feijão e leguminosas, bebidas alcoólicas, café, chocolate, leite e derivados.
fleury: Como a síndrome pode ser prevenida?
U.R.: Uma dieta saudável e balanceada, rica em fibras vegetais, pouca gordura animal e uma quantidade razoável de carboidratos, muito líquido, associada a exercícios físicos regulares, é um bom começo para se evitar a síndrome do intestino irritável.
Iniciativa conjunta de cientistas e médicos renomados, Grupo Fleury, IBOPE Inteligência, Instituto Semeia e Todos pela Saúde pretende identificar a proporção de pessoas que possui anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 na capital paulista; nova fase da pesquisa visitará mais 1.280 domicílios na cidade.
Para garantir a realização do seu teste com agilidade, é obrigatório trazer o seu documento original. Entenda:
O Fleury Day Clinic configura-se como uma alternativa ideal para a realização de cirurgias de baixa e média complexidade.