Pediu para parar, parou! | Revista Fleury Ed. 33

No treino da academia, a regra é sempre fazer as séries de exercícios intercaladas com um período de descanso.


No treino da academia, a regra é sempre fazer as séries de exercícios intercaladas com um período de descanso. Quem pratica outros esportes, mesmo para competição, também sabe que é sempre preciso existir um dia em que o corpo não se esforce.

Mas, afinal, para que servem essas pausas?

“O nosso corpo precisa de tempo para responder ao estímulo dos exercícios, e só assimila as mudanças durante as pausas”, explica o professor de educação física Beto Carnevale, da assessoria esportiva Time to Run.

Esse tempo de pausa varia de acordo com o resultado que se quer obter: aumento de massa muscular pede intervalos curtos entre as séries, mas uma pausa de 24 a 48 horas é ideal para que o corpo incorpore o exercício.

É que depois do “estresse”, o corpo produz mais proteínas e precisa de descanso para que elas se transformem em músculos. Para ganhar força e potência, são necessários intervalos maiores entre as séries e os treinos.

Já para adquirir resistência, pode até não haver intervalos. Tudo deve ser avaliado pelo seu orientador físico e seguido à risca para os resultados serem os melhores.