Pela sua saúde | Revista Fleury Ed. 15

O check-up é uma ferramenta de promoção de saúde e qualidade de vida. O Fleury oferece esse serviço há 10 anos.

Quando chega a hora de levar a saúde mais a sério e marcar aquele checkup, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Pensou em longas e intermináveis baterias de exames, iguais para todo mundo? Mas não é isso mais o que acontece. Atualmente, o check-up é individualizado e feito a partir do histórico de saúde e dos hábitos de vida da pessoa, equilibrando o exame clínico com os recursos mais avançados da medicina diagnóstica. E esse conceito, que traz resultados mais precisos, começou a ser introduzido no Brasil há dez anos, pelo Fleury Medicina e Saúde. Essa mudança fez do check-up um serviço voltado não somente para o diagnóstico de problemas de saúde, mas também para a prevenção e qualidade de vida – principalmente do homem, que geralmente tem mais resistência a admitir seus sintomas e menos tempo para exames e consultas médicas. “Atualmente, os exames são divididos por sexo, idade e histórico de saúde pessoal e familiar. Por meio de um menu básico, e de acordo com os dados apurados, é feita uma planilha de exames personalizada”, diz o geriatria Nelson Carvalhaes, responsável pelo Check-Up do Fleury.

Por isso, se submeter a check-ups anualmente é uma das melhores maneiras de entender o corpo, prevenir uma série de doenças e obter uma melhora na qualidade de vida. É por meio da análise dos resultados dos exames que os médicos são capazes de identificar a origem de sintomas e também antecipar a descoberta de eventuais problemas de saúde. De maneira geral, a recomendação é que se comece a realização de check-ups anuais a partir dos 40 anos, época propícia para aparecimento de algumas doenças como pressão alta, colesterol aumentado, hipertensão e diabetes. Pessoas com histórico familiar de alguma doença que possa ser prevenida ou pessoas que já tenham doenças crônicas devem antecipar esse início. E o fato de se submeter a uma série de exames e ter seus resultados avaliados por um médico pode ajudar numa mudança de estilo de vida: um obeso pode ser estimulado a iniciar uma atividade física, um tabagista pode abandonar o cigarro, um executivo submetido a muito estresse diário pode procurar uma atividade de lazer ou repensar a rotina.

No Check-Up Fleury os exames são prescritos de acordo com o perfil de risco de cada cliente, aferido por meio das respostas dadas a um questionário via internet. A análise dos antecedentes pessoais e familiares, além dos hábitos de vida, permite determinar quais exames de rastreamento são indicados para cada cliente. Os exames e as avaliações médicas são feitos em um único dia. A exceção é a colonoscopia para o rastreamento do câncer de intestino, que por exigir preparo e sedação, é oferecida aos clientes elegíveis em um outro dia. O segundo passo é o exame clínico realizado pelo médico, que então fará a lista dos procedimentos necessários. “Em 10 dias, temos os resultados de todos os exames e montamos um relatório para o cliente. Ele retorna e recebe sugestões para cada uma das alterações que foram encontradas”, explica Luis Cavichio, cardiologista do Fleury. “Em breve, vamos fazer isso por videoconferência também”, complementa.

Atualização
Com capacidade para atender 50 pacientes por dia em cada unidade, o Fleury já conta com uma unidade específica somente para a realização de check-ups. E o serviço está em constante transformação, incorporando novas tecnologias à medida que métodos de rastreamento são desenvolvidos, contribuindo na detecção precoce de doenças e na incorporação de práticas mais modernas. Exemplos ainda de atendimento personalizado são o Check-Up Fitness, que traça recomendações para um completo e bem-sucedido programa de exercícios, com orientações individuais e específicas, e o Check-Up Nippon, que leva em consideração as características genéticas, físicas e culturais dos japoneses. Há também a Consulta do Viajante, para quem pretende viajar, seja em férias ou a trabalho, e a Avaliação Funcional da Maturidade, voltada para pessoas com mais de 60 anos.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.