Saudades do Toninho | Revista Fleury Ed. 19

Quando eu era criança, meu pai me levava para nadar. Eu estudava de manhã, mas dava tempo de ir até o clube, nadar e ir para a escola. Não tinha trânsito... Me lembro de contar os ladrilhos da piscina de manhã.

Quando eu era criança, meu pai me levava para nadar. Eu estudava de manhã, mas dava tempo de ir até o clube, nadar e ir para a escola. Não tinha trânsito... Me lembro de contar os ladrilhos da piscina de manhã. Na minha infância, eu adorava piscina. Brincava de polícia e ladrão saltando do trampolim de cinco metros. Adorava mergulhar até o ralo do fundo para encontrar anéis e correntes de ouro que as pessoas perdiam na água.

Lembro que antes de aprender a nadar aprendi a mergulhar. Entrava na piscina segurando na borda, nadava por baixo dos pés das pessoas e subia perto da outra borda. Na Hebraica, onde eu nadava, havia um professor de natação que era mudo. Toninho. Ele me ensinou a pular do trampolim. A aula foi simples. Com seu braço direito, me pegou como um tronco de madeira. Cabeça para a frente, pernas para trás. Ele foi subindo pelos degraus do trampolim me carregando assim. Chegando lá em cima, me colocou na vertical, com os pés para baixo, segurou meus dois ombros e soltou como se eu fosse um prego.

Eu adorei. Passei o resto do dia e da semana pulando do tram-polim. O Toninho às vezes me via e dava ok. Mas eu competia mal. Me lembro de sair várias vezes carregado pelo Toninho com câimbras fortíssimas nos pés, sempre em último ou penúltimo. Batia pernas e não saía do lugar.
Era muito aflitivo.

Joguei mal futebol, joguei mal capoeira. Demorei anos pra entender que havia uma ligação entre tudo isso: encurtamentos nos músculos posteriores. Me lembro que, aos 21 anos, numa aula de alongamento, tive câimbra nos lábios, a classe toda riu.
Entrei no mérito de tentar encontrar uma vontade dentro de mim pra querer avançar onde me doía. Melhorei. A ioga ajudou muito. Mas até hoje acontece: perco o fio da meada, me distraio, paro tudo. Às vezes me dá saudades do Toninho.


HÉLIO ZISKIND é músico e se destacou ao compor temas para programas como Castelo Rá-tim-bum e Cocoricó

Outras Notícias

WebMeeting: Recomendações para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na COVID-19

Assista à transmissão ao vivo sobre: "Recomendações para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na COVID-19". O evento é exclusivo para médicos.

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.