Seis perguntas sobre o acompanhamento psicológico na gestação

A gestação é vista como um momento pleno e, muitas vezes, falar de suas dificuldades nesse período torna-se algo extremamente difícil. Daniele Nonnemnacher, psicóloga do Fleury Medicina e Saúde, explica a importância do acompanhamento psicológico para a gestante e para o casal.

Daniele Nonnenmacher, psicóloga do Gestar Fleury, serviço dedicado à medicina fetal do Fleury Medicina e Saúde, explica por que é importante para a gestante contar com o apoio psicológico nesse momento tão delicado da sua vida.

1) Qual é a importância do acompanhamento psicológico da gestante?
A gestação é uma experiência complexa, que exige mudanças e adaptações de ordem física, social e psíquica. É um momento que desperta sentimentos intensos e, por vezes ambivalentes, estando presentes conteúdos inconscientes da mulher. Ser mãe não é uma tarefa simples, e, por mais desejada que possa ter sido a gestação, ela desperta medos, incertezas e ansiedades frente à nova perspectiva que se apresenta. Nesse período, a mulher revive questões de sua infância e de seu relacionamento com os pais, e a forma como enfrentará as mudanças dessa fase da vida depende de suas experiências anteriores.

2) Como se dá o processo de transição para o papel de mãe?
Além das alterações nos papéis social e familiar, que são parte integrante desse processo de transição, emergem medos relacionados à situação do bebê e às mudanças que sua vida e sua rotina terão. Sabe-se também que algumas complicações obstétricas estão relacionadas com fatores emocionais. O acompanhamento psicológico atua como espaço de escuta e acolhimento, prestando suporte e possibilitando que a mulher fale e reflita sobre seus sentimentos, medos e angústias, buscando compreendê-los e enfrentá-los.

3) De que maneira o acompanhamento psicológico pode ajudar?
Socialmente, a gestação é vista como um momento pleno, e, muitas vezes, falar de suas dificuldades nesse período torna-se algo extremamente difícil. No acompanhamento psicológico, a gestante poderá expor suas dúvidas e sentimentos, posicionando-se diante delas de outra maneira, compreendendo seu momento sem tantas cobranças pessoais e sociais, vivenciando a gestação de forma mais plena e saudável, favorecendo, assim, o equilíbrio nas relações e o estabelecimento do vínculo mãe-bebê.

4) Quais são as principais características psicológicas da gestante?
Por ser um momento de transição influenciado por questões sociais, culturais e psíquicas, é difícil estabelecer um perfil determinante da gestante.  No entanto, sabemos que algumas características são encontradas com maior frequência devido à ansiedade e à insegurança que se instalam. Observam-se oscilações de humor, ambivalências, inquietação, irritabilidade, sensibilidade aumentada, preocupações e receios constantes (com o corpo, com a saúde fetal, com a capacidade de cuidar de um bebê, entre outras), além de comportamentos mais regressivos. Sabe-se que características psíquicas prévias da mulher, sua história de vida e sua relação parental, bem como o suporte que lhe é disponibilizado nesse período, influenciam de forma significativa a maneira como ela lidará com as questões que se apresentam no período gestacional.

5) E quando a gestante sente vontade de chorar sem motivo, o que deve fazer?
É importante que a gestante possa chorar e que esse momento seja respeitado. Nem todo choro significa um estado depressivo ou é preocupante. Em muitas situações, o choro é uma das estratégias que temos de expressar o que sentimos, mesmo que aos olhos dos outros pareça não ter “motivo”. Nesse período, a sensibilidade aumenta, e, muitas vezes, a forma de descarregarmos as angústias que vivenciamos é por intermédio do choro. Nem sempre os motivos serão conscientemente mencionáveis. A intensidade e a frequência com que ele surge e sua associação ou não com outras questões ou sintomas é que poderão dizer se faz parte do momento vivenciado ou se prediz algo mais sério.

6) Como funciona o acompanhamento oferecido pelo Gestar Fleury?
O acompanhamento psicológico oferecido pelo Gestar Fleury funciona em duas modalidades, tanto como suporte imediato diante de algum diagnóstico inesperado ou por meio da consulta agendada. Encontra-se disponível na Unidade Paraíso do Fleury Medicina e Saúde, no Bairro Bela Vista, em São Paulo, e destina-se às gestantes ou casais que realizam seus exames no Gestar Fleury. Visa, além do suporte, possibilitar à gestante ou casal e a seu obstetra o amparo nos aspectos que envolvem um momento tão significativo no ciclo vital.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde
Referência nacional em medicina diagnóstica, o Fleury oferece mais de 3 mil diferentes testes em 37 diferentes especialidades médicas. Também é precursor no conceito de centro de medicina diagnóstica integrada.

Seu serviço de Check-up oferece soluções para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e o Check-up do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco. Além da área diagnóstica, o Fleury mantém o serviço de vacinação e o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas. Há ainda o serviço de Promoção de Saúde, que atende clientes empresariais e individuais de forma integrada. O Fleury possui 22 unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).

Outras Notícias

Não tenha medo do tratamento infusional, ele fará sua vida melhor

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.

Grupo Fleury desenvolve teste de diagnóstico da COVID-19 inédito no mundo

O novo teste detecta proteínas do novo coronavírus e abre oportunidade para estudo da dinâmica da doença. Com objetivo de ofertar testagem em larga escala para regiões afastadas, método proteômico por espectrometria de massas garante estabilidade de amostras e possibilita mais rapidez no resultado e com custo menor.

Semana Internacional da Tiroide

De 25 a 29 de maio acontece a campanha de conscientização sobre as disfunções tireoidianas - a Semana Internacional da Tiroide.

Grupo Fleury Explica - Episódio 4

Neste novo episódio, Dr. Mário Burlacchini responde dúvidas comuns para as grávidas e traz indicações importantes relacionadas ao novo Coronavírus.