Soninho bom | Revista Fleury Ed. 13

Sono e volante são uma combinação perigosa. Depois das bebidas alcoólicas, ele já é o segundo maior causador de acidentes no trânsito.

Sono e volante são uma combinação perigosa. Depois das bebidas alcoólicas, ele já é o segundo maior causador de acidentes no trânsito. Para tentar reverter esse quadro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixou uma resolução que obriga motoristas profissionais (caminhoneiros, motoristas de ônibus, vans e trailers) a passar por avaliações médicas, a fim de identificar se sofrem de algum distúrbio do sono. Mas por que as pessoas dormem mal? Existem alguns motivos. O mais comum é a privação de sono, que pode ser causada por fatores como excesso de trabalho, uma festa ou uma noite maldormida por conta de filhos pequenos. Outra condição relativamente comum e que prejudica não só o sono, mas a saúde do indivíduo, é a apnéia obstrutiva do sono, cujos sintomas mais frequentes são o ronco e a sonolência diurna excessivos. Quem tem o problema não consegue repousar o suficiente durante a noite, por conta das sucessivas pausas respiratórias. Há também pessoas que sofrem de narcolepsia, um distúrbio caracterizado por episódios incontroláveis de sono durante o dia. “Quando a pessoa começa a dormir em qualquer lugar, ou em situações incomuns, é hora de procurar um médico”, declara Rosana Souza Cardoso Alves, neurologista do Fleury, especializada em Polissonografia, um exame que avalia a qualidade do sono. Para as doenças do sono, existem tratamentos específicos. Mas, se você anda com sono “atrasado”, a recomendação da especialista é: reorganize sua vida. É preciso dormir, em média, oito horas por dia. “Dormir é muito importante. No longo prazo, a privação de sono pode causar alterações no comportamento, problemas de aprendizado e até mesmo alterar a percepção de dor”, enfatiza.

Teste: você tem problemas para dormir? Ou dorme em qualquer lugar?

Descubra a partir de um teste em nosso site se você tem sonolência diurna excessiva.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.