Sustentabilidade no Fleury | Revista Fleury Ed. 17

Já diz o ditado que só há corpo são se a mente é sã. E é por acreditar nisso que o Fleury decidiu oferecer a seus clientes não só serviços voltados para a saúde do corpo.

Trabalhar em prol da saúde de cada pessoa sem descuidar do espaço que a rodeia.” Esta é a filosofia do Fleury Medicina e Saúde, e isso se aplica a todas as ações da empresa, tanto voltadas para clientes e funcionários quanto a outros públicos. “Procuramos manter o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais em nossas ações”, afirma Daniel Périgo, gerente de Sustentabilidade do Fleury.

No início dos anos 1990, enquanto as discussões sobre sustentabilidade empresarial ainda eram pouco abordadas no Brasil, o Fleury já implementava seus primeiros projetos na área. “A necessidade de termos cuidados especiais com o descarte de resíduos químicos e infectantes gerados nas rotinas de análises clínicas foi o principal motivador para desenvolvermos um programa de gerenciamento responsável por esses materiais”, conta Périgo.

Em paralelo também foi implementada a coleta seletiva interna, para que todos os funcionários pudessem separar os materiais passíveis de reciclagem, tais como papéis, plásticos e vidros. O desenvolvimento desse programa resultou, em 2006, no licenciamento ambiental do sistema interno de tratamento dos resíduos potencialmente infectantes gerados na sede técnico-administrativa da empresa. Emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a licença consagra o Fleury como um dos pioneiros na área. “Esse processo possibilita o descarte dos resíduos tratados diretamente como lixo comum, sem risco de contaminação ao solo ou às águas”, afirma.

Unidade verde e consciência social
O Fleury também conta com uma unidade sustentável, a Rochaverá-Morumbi, construída seguindo os requisitos da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), estabelecidos pelo U.S. Green Building Council, entidade americana sem fins lucrativos que tem como objetivo estabelecer normas para a construção de edificações sustentáveis. Desde a concepção até a obra, tudo foi projetado pensando no menor impacto possível ao meio ambiente. Na unidade, só foram utilizadas madeiras certificadas, e grandes vidraças permitem a entrada de luz natural, o que traz economia de energia e torna o ambiente muito mais acolhedor. “A partir dessa experiência, a ideia é utilizar as melhores soluções na construção de outras unidades”, conta Périgo.

Dimensão social
Em 2003, com a criação do Instituto Fleury, as ações sociais desenvolvidas pela empresa ganharam novas dimensões. Mais recentemente, o projeto Reciclando Sonhos, realizado em parceria com a Cia. de Dança Cisne Negro e com o Centro Assistencial Cruz de Malta, leva aulas de dança, música, teatro, moda, cenografia, cidadania e saúde a jovens menos favorecidos do bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo. Além disso, no programa GestAção, o Fleury também atende gestantes do bairro, doando exames e levando informações sobre pré-natal e cuidados com os bebês. “Ao trabalharmos com as necessidades da comunidade local, procuramos demonstrar a importância de desenvolver ações que contribuam para a melhoria da sociedade como um todo”, diz Périgo.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.