Tecnologia Verde | Revista Fleury Ed. 25

Fleury investe em soluções que respeitam o meio ambiente e reduzem os riscos à saúde de colaboradores e clientes

Fleury investe em soluções que respeitam o meio ambiente e reduzem os riscos à saúde de colaboradores e clientes

Depois de receber a certificação ISO 14001*, em 2002, o Fleury Medicina e Saúde deu início a uma revisão detalhada de seus processos em busca de alternativas para minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente. A busca por soluções para reduzir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos passou a fazer parte do dia a dia da empresa.

Uma das primeiras iniciativas nascidas desses debates foi a substituição de equipamentos diagnósticos analógicos, como máquinas de raios X e de mamografia, que demandavam o uso de produtos químicos para revelar o filme. “No processo, eram usados compostos de prata e outros metais pesados para processar as imagens do exame e disponibilizá-las ao cliente”, explica Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade e Gestão de Riscos do Grupo Fleury. Hoje, são utilizados equipamentos que captam e digitalizam as imagens, imprimindo-as em filmes específicos. “Não há mais a etapa de revelação, o que reduziu significativamente o risco de contaminação da água e do solo com resíduos químicos”, conta. A tecnologia permite ainda a seleção das melhores imagens captadas pelos equipamentos, evitando a impressão desnecessária.

Dos equipamentos médicos às impressoras e televisores instalados nas unidades, o Fleury também prioriza a compra de itens que levam o selo Energy Star, identificação criada nos Estados Unidos que comprova a eficiência energética. “Isso permite que a empresa faça progressos na redução do consumo de energia e tenha um impacto ambiental menor”, diz Périgo.

*A ISO 14001 é uma norma internacional de certificação que estabelece requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, de modo a reduzir e controlar os impactos das atividades da empresa no meio ambiente.

iDose
O Fleury Medicina e Saúde é também a primeira empresa do setor a oferecer para seus clientes a possibilidade de realizar tomografias computadorizadas com baixa dose de radiação. A aquisição do tomógrafo Phillips Brilliance, que emprega uma metodologia de quarta geração para reconstrução de imagens denominada iDose, beneficia tanto o paciente quanto quem opera a máquina. “O equipamento emite até 80% menos radiação em cada exame, pois faz um pós-processamento das imagens capturadas, que permite reconstruí-las com qualidade idêntica àquelas captadas com o uso da dose convencional de radiação”, afirma Carlos Alberto Matsumoto, médico radiologista do Fleury Medicina e Saúde.

Alguns exames que eram restritos por demandarem alta exposição à radiação também poderão ser realizados com mais frequência, como a pesquisa de cálculos urinários, a avaliação tomográfica das coronárias e o rastreamento do câncer de pulmão. “Os grandes beneficiários dessa tecnologia serão os pacientes pediátricos, os jovens e aqueles que necessitam fazer exames com certa regularidade”, explica Matsumoto.

Atualmente disponível na Unidade Alphaville (Alameda Araguaia, 2.400, Barueri – SP), a tecnologia deve ser levada em breve às demais unidades do Fleury.

Para ser referência
Grupo Fleury desenvolve ações contínuas, reforçadas com a participação no 3o Fórum Mundial de Sustentabilidade

Reconhecido como uma das 21 empresas-modelo em sustentabilidade pelo Guia Exame 2011 e 2012, o Grupo Fleury patrocinou este ano o 30 Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus (AM). Foi uma oportunidade para divulgar e reforçar seu posicionamento. “Com a participação no Fórum, aprendemos, trocamos experiências e divulgamos o que temos feito”, explica Daniel Périgo.

Durante os três dias de evento, a empresa manteve um estande feito com madeira certificada, de origem comprovada, e sem nenhum tipo de papel – no lugar do material impresso, foi preparado um vídeo com informações sobre a atuação do Grupo em sustentabilidade.

A iniciativa de patrocinar um evento com esse tema é inédita, mas a sustentabilidade sempre esteve presente no dia a dia do Fleury. Os debates sobre o tema foram fortalecidos em 2007, com a criação da área de Sustentabilidade. A partir de 2009, foi colocado em prática o Projeto Estratégico de Sustentabilidade, que dá suporte ao crescimento do Fleury e viabiliza iniciativas sustentáveis na cadeia de valor da saúde.

Idealizado para ser desenvolvido ao longo de cinco anos – de 2009 a 2014 –, o projeto possui nove plataformas de atuação. “Nosso objetivo é chegar em 2014 como uma empresa referência em sustentabilidade na área de saúde no Brasil. Para isso, precisamos trabalhar o conceito de uma maneira mais ampla e integrada, e escolhemos plataformas que englobam diferentes temas. Essa foi a maneira escolhida para organizarmos nossos processos e chegar aonde queremos”, conta Périgo.

Com objetivos bem definidos e iniciativas próprias, essas plataformas foram selecionadas conforme sua importância para a empresa e as necessidades do ambiente externo. Conheça agora as nove iniciativas de sustentabilidade do Grupo Fleury:

Edificações sustentáveis
Prevê a adoção de princípios de construção sustentável na rede do Grupo Fleury, formada atualmente por 200 unidades. Segue as normas da certificação Leadership in Energy & Environmental Design (Leed), preceito americano que estabelece parâmetros de construções sustentáveis. As unidades Rochaverá-Morumbi e Alphaville foram construídas conforme esses parâmetros – o Rochaverá-Morumbi foi o primeiro empreendimento de saúde do Brasil a conquistar a categoria ouro na certificação Leed, e a Unidade Alphaville recebeu recentemente a certificação.

Responsabilidade social corporativa
O Grupo Fleury pretende desenvolver iniciativas do ponto de vista social focadas em saúde e que contribuam com a sociedade. Por meio de seus cerca de 300 colaboradores voluntários, espalhados pelas seis diferentes capitais do Brasil, aonde está presente, a empresa quer colaborar para a melhoria da qualidade do serviço de saúde do país e tornar-se referência no mercado.

Valorização da diversidade
Visa a promover práticas de estímulo ao respeito para valorizar as diferenças e evitar qualquer tipo de discriminação relacionada, por exemplo, a gênero, raça ou orientação sexual dentro do Fleury. Ao atuar dessa forma, a empresa tem a oportunidade de desenvolver um ambiente de trabalho inclusivo, por meio de ações educacionais que tragam impactos positivos para todos.

Diálogos com stakeholders
A finalidade é identificar oportunidades e criar parcerias com os públicos de relacionamento do Fleury – colaboradores, fornecedores, médicos e clientes. O Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecedores (Perc), iniciativa que visa a estimular o desenvolvimento e o amadurecimento das relações de forma sustentável e inovadora com os fornecedores estratégicos da empresa, faz parte dessa plataforma. Também integra essa frente o projeto Central de Ideias, que estimula a captação de melhorias em sustentabilidade junto dos colaboradores. A empresa alcançou a marca de mais de 250 ações sustentáveis implantadas em diversos processos nos anos de 2010 e 2011.

Ética e conduta
Programa que dissemina os princípios éticos e de integridade da organização, bem como estimula a adoção de mecanismos que aumentem a transparência das relações. Uma ação foi a publicação do Relatório Anual de Sustentabilidade no modelo Global Reporting Initiative (GRI) em 2011, o que transformou o Fleury na primeira empresa do segmento de medicina diagnóstica do mundo a fazer a verificação externa. “Produzimos o relatório e uma empresa independente fez a auditoria para verificar a veracidade e a confiabilidade dos dados publicados. Isso contribui para aumentar o grau de transparência das informações”, diz Périgo.

Saúde sustentável
Busca desenvolver mecanismos para aproximar os clientes das práticas sustentáveis da empresa. É uma forma de perceber o valor dado pelos clientes às iniciativas e de contribuir para fidelizá-los.

Programas de qualidade
O objetivo é implantar o Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001 – de Gestão da Qualidade – e ISO 14001 – de Gestão Ambiental) em todas as marcas do Grupo Fleury para criar uma política nacional de qualidade. “A iniciativa partiu do Fleury e agora será estendida a todas as marcas para uniformizar conhecimento e padrões”, diz Périgo. Com a padronização de diretrizes, há melhorias nos processos e melhor desempenho da empresa. Esse processo já foi iniciado com a introdução das unidades da marca a+ Medicina Diagnóstica no escopo de certificação, iniciando por São Paulo e Paraná.

Engajamento, comunicação e educação continuada
Define iniciativas de comunicação e educação direcionadas aos colaboradores do Fleury, a fim de disseminar e fortalecer o conceito de sustentabilidade dentro da empresa. O objetivo é inserir o assunto na cultura organizacional e engajar os profissionais ao tema.

Ecoeficiência e biodiversidade
Tem como objetivo a implantação de metodologias estruturadas para racionalizar o consumo de recursos naturais, substituir produtos de maior toxicidade e, assim, melhorar o desempenho ambiental dos processos do Fleury. A realização do inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa é uma das iniciativas dessa plataforma – agora, o desafio é reduzir em 5% as emissões nos próximos dois anos. Além de reduzir custos, atuar dessa forma diminui o impacto ambiental da empresa.


Sede do Grupo Fleury, no Jabaquara

“O Grupo Fleury conta com duas unidades que possuem o selo Leed Gold, a mais importante certificação das construções sustentáveis.”


Teto verde da Unidade Alphaville do Fleury


A Unidade Alphaville do Fleury foi erguida seguindo parâmetros
de construção sustentável e conquistou o selo Leed Gold