Tecnologia Verde | Revista Fleury Ed. 25

Fleury investe em soluções que respeitam o meio ambiente e reduzem os riscos à saúde de colaboradores e clientes

Fleury investe em soluções que respeitam o meio ambiente e reduzem os riscos à saúde de colaboradores e clientes

Depois de receber a certificação ISO 14001*, em 2002, o Fleury Medicina e Saúde deu início a uma revisão detalhada de seus processos em busca de alternativas para minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente. A busca por soluções para reduzir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos passou a fazer parte do dia a dia da empresa.

Uma das primeiras iniciativas nascidas desses debates foi a substituição de equipamentos diagnósticos analógicos, como máquinas de raios X e de mamografia, que demandavam o uso de produtos químicos para revelar o filme. “No processo, eram usados compostos de prata e outros metais pesados para processar as imagens do exame e disponibilizá-las ao cliente”, explica Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade e Gestão de Riscos do Grupo Fleury. Hoje, são utilizados equipamentos que captam e digitalizam as imagens, imprimindo-as em filmes específicos. “Não há mais a etapa de revelação, o que reduziu significativamente o risco de contaminação da água e do solo com resíduos químicos”, conta. A tecnologia permite ainda a seleção das melhores imagens captadas pelos equipamentos, evitando a impressão desnecessária.

Dos equipamentos médicos às impressoras e televisores instalados nas unidades, o Fleury também prioriza a compra de itens que levam o selo Energy Star, identificação criada nos Estados Unidos que comprova a eficiência energética. “Isso permite que a empresa faça progressos na redução do consumo de energia e tenha um impacto ambiental menor”, diz Périgo.

*A ISO 14001 é uma norma internacional de certificação que estabelece requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, de modo a reduzir e controlar os impactos das atividades da empresa no meio ambiente.

iDose
O Fleury Medicina e Saúde é também a primeira empresa do setor a oferecer para seus clientes a possibilidade de realizar tomografias computadorizadas com baixa dose de radiação. A aquisição do tomógrafo Phillips Brilliance, que emprega uma metodologia de quarta geração para reconstrução de imagens denominada iDose, beneficia tanto o paciente quanto quem opera a máquina. “O equipamento emite até 80% menos radiação em cada exame, pois faz um pós-processamento das imagens capturadas, que permite reconstruí-las com qualidade idêntica àquelas captadas com o uso da dose convencional de radiação”, afirma Carlos Alberto Matsumoto, médico radiologista do Fleury Medicina e Saúde.

Alguns exames que eram restritos por demandarem alta exposição à radiação também poderão ser realizados com mais frequência, como a pesquisa de cálculos urinários, a avaliação tomográfica das coronárias e o rastreamento do câncer de pulmão. “Os grandes beneficiários dessa tecnologia serão os pacientes pediátricos, os jovens e aqueles que necessitam fazer exames com certa regularidade”, explica Matsumoto.

Atualmente disponível na Unidade Alphaville (Alameda Araguaia, 2.400, Barueri – SP), a tecnologia deve ser levada em breve às demais unidades do Fleury.

Para ser referência
Grupo Fleury desenvolve ações contínuas, reforçadas com a participação no 3o Fórum Mundial de Sustentabilidade

Reconhecido como uma das 21 empresas-modelo em sustentabilidade pelo Guia Exame 2011 e 2012, o Grupo Fleury patrocinou este ano o 30 Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus (AM). Foi uma oportunidade para divulgar e reforçar seu posicionamento. “Com a participação no Fórum, aprendemos, trocamos experiências e divulgamos o que temos feito”, explica Daniel Périgo.

Durante os três dias de evento, a empresa manteve um estande feito com madeira certificada, de origem comprovada, e sem nenhum tipo de papel – no lugar do material impresso, foi preparado um vídeo com informações sobre a atuação do Grupo em sustentabilidade.

A iniciativa de patrocinar um evento com esse tema é inédita, mas a sustentabilidade sempre esteve presente no dia a dia do Fleury. Os debates sobre o tema foram fortalecidos em 2007, com a criação da área de Sustentabilidade. A partir de 2009, foi colocado em prática o Projeto Estratégico de Sustentabilidade, que dá suporte ao crescimento do Fleury e viabiliza iniciativas sustentáveis na cadeia de valor da saúde.

Idealizado para ser desenvolvido ao longo de cinco anos – de 2009 a 2014 –, o projeto possui nove plataformas de atuação. “Nosso objetivo é chegar em 2014 como uma empresa referência em sustentabilidade na área de saúde no Brasil. Para isso, precisamos trabalhar o conceito de uma maneira mais ampla e integrada, e escolhemos plataformas que englobam diferentes temas. Essa foi a maneira escolhida para organizarmos nossos processos e chegar aonde queremos”, conta Périgo.

Com objetivos bem definidos e iniciativas próprias, essas plataformas foram selecionadas conforme sua importância para a empresa e as necessidades do ambiente externo. Conheça agora as nove iniciativas de sustentabilidade do Grupo Fleury:

Edificações sustentáveis
Prevê a adoção de princípios de construção sustentável na rede do Grupo Fleury, formada atualmente por 200 unidades. Segue as normas da certificação Leadership in Energy & Environmental Design (Leed), preceito americano que estabelece parâmetros de construções sustentáveis. As unidades Rochaverá-Morumbi e Alphaville foram construídas conforme esses parâmetros – o Rochaverá-Morumbi foi o primeiro empreendimento de saúde do Brasil a conquistar a categoria ouro na certificação Leed, e a Unidade Alphaville recebeu recentemente a certificação.

Responsabilidade social corporativa
O Grupo Fleury pretende desenvolver iniciativas do ponto de vista social focadas em saúde e que contribuam com a sociedade. Por meio de seus cerca de 300 colaboradores voluntários, espalhados pelas seis diferentes capitais do Brasil, aonde está presente, a empresa quer colaborar para a melhoria da qualidade do serviço de saúde do país e tornar-se referência no mercado.

Valorização da diversidade
Visa a promover práticas de estímulo ao respeito para valorizar as diferenças e evitar qualquer tipo de discriminação relacionada, por exemplo, a gênero, raça ou orientação sexual dentro do Fleury. Ao atuar dessa forma, a empresa tem a oportunidade de desenvolver um ambiente de trabalho inclusivo, por meio de ações educacionais que tragam impactos positivos para todos.

Diálogos com stakeholders
A finalidade é identificar oportunidades e criar parcerias com os públicos de relacionamento do Fleury – colaboradores, fornecedores, médicos e clientes. O Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecedores (Perc), iniciativa que visa a estimular o desenvolvimento e o amadurecimento das relações de forma sustentável e inovadora com os fornecedores estratégicos da empresa, faz parte dessa plataforma. Também integra essa frente o projeto Central de Ideias, que estimula a captação de melhorias em sustentabilidade junto dos colaboradores. A empresa alcançou a marca de mais de 250 ações sustentáveis implantadas em diversos processos nos anos de 2010 e 2011.

Ética e conduta
Programa que dissemina os princípios éticos e de integridade da organização, bem como estimula a adoção de mecanismos que aumentem a transparência das relações. Uma ação foi a publicação do Relatório Anual de Sustentabilidade no modelo Global Reporting Initiative (GRI) em 2011, o que transformou o Fleury na primeira empresa do segmento de medicina diagnóstica do mundo a fazer a verificação externa. “Produzimos o relatório e uma empresa independente fez a auditoria para verificar a veracidade e a confiabilidade dos dados publicados. Isso contribui para aumentar o grau de transparência das informações”, diz Périgo.

Saúde sustentável
Busca desenvolver mecanismos para aproximar os clientes das práticas sustentáveis da empresa. É uma forma de perceber o valor dado pelos clientes às iniciativas e de contribuir para fidelizá-los.

Programas de qualidade
O objetivo é implantar o Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001 – de Gestão da Qualidade – e ISO 14001 – de Gestão Ambiental) em todas as marcas do Grupo Fleury para criar uma política nacional de qualidade. “A iniciativa partiu do Fleury e agora será estendida a todas as marcas para uniformizar conhecimento e padrões”, diz Périgo. Com a padronização de diretrizes, há melhorias nos processos e melhor desempenho da empresa. Esse processo já foi iniciado com a introdução das unidades da marca a+ Medicina Diagnóstica no escopo de certificação, iniciando por São Paulo e Paraná.

Engajamento, comunicação e educação continuada
Define iniciativas de comunicação e educação direcionadas aos colaboradores do Fleury, a fim de disseminar e fortalecer o conceito de sustentabilidade dentro da empresa. O objetivo é inserir o assunto na cultura organizacional e engajar os profissionais ao tema.

Ecoeficiência e biodiversidade
Tem como objetivo a implantação de metodologias estruturadas para racionalizar o consumo de recursos naturais, substituir produtos de maior toxicidade e, assim, melhorar o desempenho ambiental dos processos do Fleury. A realização do inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa é uma das iniciativas dessa plataforma – agora, o desafio é reduzir em 5% as emissões nos próximos dois anos. Além de reduzir custos, atuar dessa forma diminui o impacto ambiental da empresa.


Sede do Grupo Fleury, no Jabaquara

“O Grupo Fleury conta com duas unidades que possuem o selo Leed Gold, a mais importante certificação das construções sustentáveis.”


Teto verde da Unidade Alphaville do Fleury


A Unidade Alphaville do Fleury foi erguida seguindo parâmetros
de construção sustentável e conquistou o selo Leed Gold



Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.