Um Ato de Solidariedade | Revista Fleury Ed. 21

A reposição dos estoques de sangue dos serviços de hemoterapia tem a finalidade de atender à demanda de transfusões provenientes de grandes cirurgias, transplantes de órgãos, dentre outras situações.

A reposição dos estoques de sangue dos serviços de hemoterapia tem a finalidade de atender à demanda de transfusões provenientes de grandes cirurgias, transplantes de órgãos, dentre outras situações. O sangue é considerado um material biológico insubstituível e seu fornecimento dependente do ato solidário da doação. ""Doar sangue não causa prejuízo ao doador. Uma única doação pode beneficiar até três pacientes, já que o sangue total doado é fracionado, gerando, habitualmente, três hemocomponentes"", explica Ana Paula Costa Nunes Cozac, médica do Grupo de Hematologia do Fleury Medicina e Saúde. Logo após a coleta, a bolsa de sangue é submetida a procedimentos que possibilitam a separação dos componentes - as hemácias ou glóbulos vermelhos, o plasma e as plaquetas – os quais serão utilizados para três diferentes finalidades. ""A importância da doação é inquestionável"" afirma Joselito Bomfim Brandão, diretor médico do Serviço de Hemoterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Para ele, este é um ato altruísta, com a intenção de ajudar o próximo.

Requisitos básicos

Para ser um doador, é necessário cumprir algumas exigências, como ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, e não fazer uso de drogas ilícitas. Antes da doação, há uma entrevista que avalia os aspectos que podem oferecem riscos tanto para o doador quanto para o receptor. São avaliados ainda sinais vitais como pressão arterial e frequência cardíaca e, por meio de uma pequena picada na ponta do dedo, é verificado se há anemia. ""Para ser doador de sangue qualidades como responsabilidade e honestidade são essenciais uma vez que a omissão de informações pode acarretar grave prejuízo ao receptor"", aponta Ana Paula Cozac. Segundo Joselito Brandão, a falta de conhecimento sobre o assunto ainda causa resisência em doar. ""Este é um procedimento seguro e a doação não prejudica a saúde, pelo contrário, faz muito bem para o espírito"", conclui o médico.

O que é preciso para ser um doador
Há algum problema que impeça a doação? Indivíduos com doença cardíaca, renal ou pulmonar, diabéticos, que já tiveram algum tipo de câncer, além dos portadores de doenças infecciosas, como chagas, hepatite B e C, HIV e sífilis, não podem doar.
Quem tem tatuagem pode doar sangue? É permitida a doação, desde que a tatuagem tenha sido feita há mais de um ano.
A doação pode engrossar ou afinar o sangue? Ela não provoca alterações no sangue, desde que sejam respeitados os intervalos entre as doações.
Mulheres podem doar durante o período menstrual? Sim, desde que estejam sentido-se bem.
Qual deve ser o intervalo entre doações? Homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres podem fazê-lo a cada três.
Para doar sangue é necessário estar em jejum? O doador deve estar bem alimentado. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Onde doar
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Samaritano
Hospital Santa Catarina
Hospital Moinhos de Vento
No site do Ministério da Saúde e no da Fundação Pró-Sangue, é possível encontrar uma lista com hemocentros de todo o Brasil
www.prosangue.sp.gov.br

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.