Vacina | Revista Fleury Ed. 16

Criadora da companhia Cisne Negro, um dos patrimônios da cultura no País, Hulda Bittencourt diz que todo brasileiro deve dançar – basta, para isso, encontrar o próprio ritmo


Você sabia que a palavra vacina vem de vaca? E não é por acaso. A história das vacinas começou quando o inglês Edward Jenner observou que mulheres que ordenhavam vacas tinham contraído a varíola dos animais, mas não pegavam a forma humana, que era letal. Então, em 1796, o cientista decidiu extrair o líquido que saía das feridas das tetas de uma vaca, e passou o fluido em uma ferida no braço de seu filho. O menino teve febre baixa e pequenas lesões no corpo. Pouco tempo depois, Jenner extraiu novamente líquido de uma ferida, só que, dessa vez, do braço de uma moça contaminada. E novamente passou no braço de seu filho. Semanas depois, ao entrar em contato com o vírus da varíola, o menino não se infectou. Assim, descobriu-se o princípio da imunização e nasceu a primeira vacina.

Outras Notícias

Cuidado Integrado para Empresas

Empresa mais tradicional de diagnósticos do mercado brasileiro, Grupo Fleury cria serviço de consultoria que auxiliará companhias na retomada de atividades com soluções que envolvem etapa de testagem diagnóstica de colaboradores, consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde e coordenação de cuidados com aplicação de telemedicina e prontuário eletrônico

Segunda Opinião Gratuita - Grupo Fleury

Conheça o projeto gratuito de cooperação para segunda opinião da equipe de médicos especialistas em laudos de tomografia e radiografias de tórax do Grupo Fleury.

Vacine-se contra a gripe no Fleury

O Fleury disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, uma vacina inativada que protege contra quatro diferentes vírus influenza.

Mitos e verdades no tratamento por infusão

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.