Vacina | Revista Fleury Ed. 16

Criadora da companhia Cisne Negro, um dos patrimônios da cultura no País, Hulda Bittencourt diz que todo brasileiro deve dançar – basta, para isso, encontrar o próprio ritmo


Você sabia que a palavra vacina vem de vaca? E não é por acaso. A história das vacinas começou quando o inglês Edward Jenner observou que mulheres que ordenhavam vacas tinham contraído a varíola dos animais, mas não pegavam a forma humana, que era letal. Então, em 1796, o cientista decidiu extrair o líquido que saía das feridas das tetas de uma vaca, e passou o fluido em uma ferida no braço de seu filho. O menino teve febre baixa e pequenas lesões no corpo. Pouco tempo depois, Jenner extraiu novamente líquido de uma ferida, só que, dessa vez, do braço de uma moça contaminada. E novamente passou no braço de seu filho. Semanas depois, ao entrar em contato com o vírus da varíola, o menino não se infectou. Assim, descobriu-se o princípio da imunização e nasceu a primeira vacina.

Outras Notícias

Hereditariedade das condições clínicas tratadas por infusões. É possível saber se meu filho também será acometido?

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, os pais sempre ficam aflitos para saber se ela é hereditária e qual a probabilidade de afetar os seus filhos. Para entender melhor essa questão, é preciso definir quais são as doenças tratadas por infusões que podem ser hereditárias.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

As hepatites virais são um problema mundial para a saúde pública. Embora possam ser causadas por diferentes vírus, elas apresentam sintomas similares, dificultando seu diagnóstico sem o uso de exames específicos. A seguir você vai conhecer mais sobre essas afecções.

COVID-19: Grupo Fleury participa de estudo brasileiro inédito publicado na Revista Science

O Grupo Fleury forneceu amostras analisadas em pesquisa conjunta com USP, Universidade de Oxford e outras instituições; resultados apontam a disseminação a partir de três cepas diferentes do novo coronavírus (SARS-CoV -2) e que vírus foi levado de avião para outras regiões do país.