CUIDAR DA SUA SAÚDE E DA SUA FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE
VOCÊ CONHECE O HPV?
HPV é uma sigla para papiloma vírus humano.
Existem mais de 100 subtipos de vírus e alguns deles podem causar câncer. Por isso, vacinar-se é a melhor escolha, pois ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA?
AS INFECÇÕES PELO HPV TÊM CURA?
Não existem medicamentos que curem ou eliminem o vírus, mas há tratamentos para as lesões causadas por ele.
Na maioria dos casos, o vírus é eliminado espontaneamente pelo próprio sistema imunológico, sem que a pessoa infectada apresente qualquer sinal ou sintoma. Em algumas pessoas, o vírus pode permanecer inativo e se manifestar apenas quando o sistema imunológico estiver fragilizado.
POR QUE A VACINA CONTRA O HPV É IMPORTANTE PARA AS MULHERES?
Segundo o estudo DUNNE*, 99% das mulheres sexualmente ativas podem se beneficiar da vacina quadrivalente, ofertada pelo Fleury, que ajuda a prevenir contra os tipos 16 e 18, que são os mais frequentemente relacionados com câncer de colo do útero.
O uso de preservativos oferece proteção de até 70%, mas não garante proteção completa.
A vacina contra o HPV é indicada para mulheres de 9 a 45 anos e pode prevenir, além de verrugas genitais e o câncer de colo de útero, os cânceres de vulva, vagina e ânus:
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
Eficácia de 98% contra lesões precursoras (NIC 2/3) e adenocarcinoma in situ (AIS) relacionados aos tipos 16 e 18 do HPV.
CÂNCER DE VULVA
Eficácia de 100% contra lesões precursoras (NIV 2/3) relacionadas aos tipos 16 e 18 do HPV.
CÂNCER DE VAGINA
Eficácia de 100% contra lesões precursoras (NIVA 2/3) relacionadas aos tipos 16 e 18 do HPV.
CÂNCER DE ÂNUS
Eficácia de 75% contra lesões precursoras (NIA 2/3) relacionadas aos tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.
VERRUGAS GENITAIS
Eficácia de 99% contra as verrugas genitais relacionadas aos tipos 6 e 11 do HPV.
AS VACINAS SÃO SEGURAS?
Estudos detalhados são realizados pelas empresas antes de uma vacina ser aprovada para uso e após a aprovação da comercialização, avaliações periódicas são realizadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também analisa regularmente dados sobre a segurança das vacinas, inclusive contra o HPV, e mantém posição favorável ao uso delas para a prevenção de infecções pelo HPV. A maioria das reações adversas relatadas como associadas às vacinas é leve e temporária, como por exemplo, dor no local da aplicação ou febre.
QUAIS OS SINAIS E OS SINTOMAS DE UMA INFECÇÃO PELO HPV?
Há dois tipos de infecções, cada uma com características particulares:
1- INFECÇÕES CLÍNICAS: a principal manifestação desse tipo de infecção é o aparecimento de verrugas ou lesões na pele ou na mucosa, causando coceira e/ou irritação. Essas lesões costumam ter aspecto de "couve-flor" e tamanhos variados. Surgem na região genital ou no ânus de ambos os sexos, mas podem aparecer também na boca e na garganta
2- INFECÇÕES SUBCLÍNICAS: não são visíveis a olho nu e não geram sinais e sintomas. Apesar disso, essas infecções podem ser de baixo e alto riscos.
QUAL ESPECIALIDADE MÉDICA DEVO PROCURAR?
Ginecologistas, urologistas e proctologistas podem tratar pessoas infectadas pelo HPV. Outras especialidades médicas podem ser indicadas após análise de cada caso.
Para se vacinar, procure a unidade mais próxima a você.
A gente cuida, você confia.
O vírus sincicial respiratório (VSR) causa doenças respiratórias graves em crianças pequenas e em idosos.
Junte-se a especialistas de referência para discutir a jornada de cuidados do paciente, atualizações e inovações no tratamento do câncer de mama.
Saiba tudo sobre a ressonância magnética do crânio