Vida sustentável: para você e para terra | Revista Fleury Ed. 20

Saúde e sustentabilidade caminham de mãos dadas. Na vida, os cuidados envolvem a alimentação, a prática de exercícios, a importância do sono e o acompanhamento médico, entre outros fatores.

Saúde e sustentabilidade caminham de mãos dadas. Na vida, os cuidados envolvem a alimentação, a prática de exercícios, a importância do sono e o acompanhamento médico, entre outros fatores. Para que o planeta seja sustentável, é preciso reciclar o lixo, usar recursos naturais de maneira responsável, não consumir excessivamente.

Em ambos os casos, é necessário investir em prevenção e se preocupar com as atitudes, antes de lidar com os problemas que poderão surgir com o passar dos anos. “É preciso trabalhar de maneira preventiva, tanto no que diz respeito à saúde de um indivíduo, quanto a do planeta”, afirma Daniel Périgo, gerente de Sustentabilidade do Fleury Medicina e Saúde.

De acordo com o economista Hugo Penteado, autor do livro Ecoeconomia, uma nova abordagem (Editora Lazuli), o ser humano precisa se dar conta de que é uma espécie a mais no planeta e que os seres vivos dependem uns dos outros. “A interdependência é mal vista em nossa época”, diz. Segundo os especialistas, o pensamento sustentável é sistêmico e permite enxergar os elos invisíveis presentes na sociedade. Por isso, o grande desafio para a maioria das pessoas, quando se fala em sustentabilidade, é relacionar as causas com as consequências. E a instauração de um modo de vida sustentável passa pela mudança nos modelos de percepção. O objetivo é tomar consciência da vinculação do homem com a natureza, para que as pessoas se sintam parte da teia viva e, portanto, responsáveis por ela.

Ao comprar um produto da indústria eletrônica, por exemplo, é primordial cobrar para que a empresa resolva o problema do lixo que ela está gerando. Se esse lixo não for bem direcionado, poderá contaminar o solo, os lençóis freáticos e as pessoas. “Governos, empresas e indivíduos devem tomar atitudes neste sentido”, diz Périgo. “No Fleury, nossa missão é ajudar as pessoas a se cuidar de todas as maneiras, o que inclui o ambiente no qual estão inseridas.” Essa postura traduz uma visão integrada da preocupação com a saúde e com o ambiente. Isso porque o corpo também é um ecossistema que merece cuidados. “Se eu não tenho saúde, como vou querer tomar conta dos outros?”, questiona Hugo Penteado.

Alimentação industrializada, sedentarismo, estresse e consumo em excesso são alguns dos itens que Penteado destaca para identificar um estilo de vida nocivo ao indivíduo e à sociedade. “Para ser sustentável é importante ser simples e buscar uma vida mais saudável. Eu, por exemplo, sou um ciclista urbano. Evito a poluição do ar e, ao mesmo tempo, me beneficio com a prática de exercícios e uma interação maior com a cidade.” Portanto, ser sustentável é uma escolha individual, que envolve a mudança em pequenos hábitos. De acordo com o economista, cada pessoa encontra o seu caminho para a sustentabilidade ao buscar o bem-estar de maneira integrada.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.