Vinho em todos os momentos | Revista Fleury Ed. 23

"Apesar de trabalhar com vinhos desde 1996, há aspectos deles que nunca deixam de me surpreender. É o seu lado social, sua capacidade de agregar e trazer bem-estar. O vinho reúne as pessoas à mesa e é muito mais do que uma bebida – é um alimento saudável, que pode ser tomado em qualquer ocasião."

Apesar de trabalhar com vinhos desde 1996, há aspectos deles que nunca deixam de me surpreender. É o seu lado social, sua capacidade de agregar e trazer bem-estar. O vinho reúne as pessoas à mesa e é muito mais do que uma bebida – é um alimento saudável, que pode ser tomado em qualquer ocasião.
Alexandra Corvo é sommelière e proprietária da escola Ciclo das VinhasA versatilidade do vinho é quase infinita. No verão, o brasileiro pode se deliciar com os brancos nacionais, produzidos com a uva Gewürztraminer, um tesouro de nossa viticultura. Portugal faz o vinho verde, um branco refrescante, ótimo para almoços leves. Na primavera, o clima ameno pede deliciosos rosés – podem ser os clássicos franceses da Provença ou os espanhóis de Navarra, ótimos para acompanhar saladas com frutas e queijos, pratos leves e risotos com queijos e tomates na receita.

Os vinhos tintos feitos com a uva Malbec são preferência nacional. Em uma celebração a dois ou em uma grande festa, os espumantes brasileiros também são destaque e adaptam-se ao gosto de todos. Nas épocas frias, quando predominam os cozidos de carne (como o Bouef Bourguignon ou o Ossobuco), os tintos da uva Pinot Noir ou de taninos firmes e aromas profundos, como os do Piemonte, permitem ótimas experiências.

O Brasil tem um dos cozidos mais interessantes do mundo: a feijoada. Se você quiser sabores mais densos de tintos para acompanhar, a uva Tannat oferece ótimos resultados. Aos poucos, o país vem produzindo estilos mais leves, porém intensos, ótimos para nosso prato mais popular. Confesso: minhas melhores experiências com a feijoada foram com vinho branco! A dica é escolher um vinho, de preferência feito com a uva Chardonnay, fermentado em barricas de carvalho. Isso porque o vinho ganha notas defumadas, com textura cremosa (que combina com a da feijoada), mas com um frescor que ajuda no contraste de sabores.

De elitista, o vinho não tem nada. Quando bem escolhido, pode fazer parte do dia a dia, combinar tanto com os pratos de culturas distantes como com a culinária local. Mantenha a mente aberta! Vinho também significa qualidade de vida.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.