O antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelo tecido prostático, que pode ser utilizada como marcador para identificar potenciais casos de câncer na próstata.
• Para que serve o exame PSA?
O PSA tem sido utilizado como marcador de câncer de próstata e no acompanhamento de homens com câncer de próstata já diagnosticado e tratado, para a detecção precoce de recorrência da doença.
• Como é feito o exame?
Através da coleta de uma amostra de sangue.
• Qual é a importância de realizar o exame?
A idade é um fator de risco para o câncer de próstata, motivo pelo qual, a partir dos 50 anos de idade e mesmo sem apresentar sintomas, os homens devem procurar o médico urologista, para avaliação individualizada, com o objetivo do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para homens com fator de risco (raça negra ou parentes de primeiro grau com câncer de próstata), a consulta deve começar a partir dos 45 anos de idade.
O PSA faz parte dessa avaliação inicial. Mas, como ele não é produzido especificamente pela célula cancerosa, pode ocorrer aumento em outras doenças que não o câncer, como na prostatite e na hiperplasia benigna da próstata, assim como após a ejaculação e a realização de uma cistoscopia.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.