Xixi na cama: até quando é normal?

Por vergonha, ou por falta de informação, parte da população que sofre de problemas urinários não procura ajuda. O que nem todos sabem, porém, é que tais problemas têm tratamento, sim, e sem medicamentos em alguns casos.

No Centro de Apoio e Reabilitação de Disfunção Urinária, do Fleury Medicina e Saúde, por exemplo, crianças e adultos podem aprender a controlar a função urinária com exercícios simples e em pouco tempo podem ter alta.

Os pediatras observam, na prática do consultório, que muitos pais, desejosos de acabar de uma vez por todas com o sofrimento provocado pelo xixi que escapa à noite, solicitam ao médico medicamentos que resolvam a questão, sem nem mesmo saber que a reabilitação também pode surtir efeito.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde , cerca de 20% da população mundial sofre com problemas urinários”, aponta José Carlos Truzzi, urologista e coordenador do Centro de Apoio e Reabilitação de Disfunção Urinária, que atua em parceria com os médicos na reabilitação de seus pacientes.

Enurese noturna
Para ensinar a garotada, o Centro dispõe de um software que ajuda a criança a entender como funciona o mecanismo de controle, com o uso de imagens lúdicas e estímulos sonoros. “Até os cinco anos de idade, os pediatras costumam informar aos pais que é comum escapar um xixi ou outro durante a noite. Depois dessa fase, os exercícios podem ajudar, caso haja algum problema maior”, orienta Truzzi.

O Centro de Apoio e Reabilitação de Disfunção Urinária conta com equipes de Enfermagem e Fisioterapia, habituadas a lidar com esse tipo de dificuldade, e capazes de deixar o paciente à vontade em um ambiente acolhedor. “O Centro atua para a reabilitação do paciente com disfunções urológicas, por meio dos procedimentos indicados por seu médico responsável”, ressalta Truzzi.

Para pacientes e cuidadores
Localizado na Unidade Ibirapuera (Avenida República do Líbano, 635, Ibirapuera), o Centro de Apoio e Reabilitação de Disfunção Urinária funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h “O serviço está apto a atender adultos e crianças de ambos os sexos, que necessitem de cuidados relacionados ao trato urinário, e a oferecer, também, treinamento aos cuidadores desses pacientes”, esclarece o urologista.

Outras Notícias

Aleitamento Materno – Agosto Dourado

A amamentação é uma das melhores estratégias para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e das nações. Vale ressaltar que o profissional de saúde deve sempre informar sobre a importância da amamentação e apoiar a resolução materna. O suporte à mulher que amamenta é fundamental para a manutenção do aleitamento materno.

Webmeeting Centro de Infusões

Doença inflamatória intestinal e Covid-19: implicações em pacientes adultos e pediátricos

Hereditariedade das condições clínicas tratadas por infusões. É possível saber se meu filho também será acometido?

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, os pais sempre ficam aflitos para saber se ela é hereditária e qual a probabilidade de afetar os seus filhos. Para entender melhor essa questão, é preciso definir quais são as doenças tratadas por infusões que podem ser hereditárias.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.