Serviços diferenciados

TEAcolher: Atendimento especializado para pacientes com TEA

Idealizado para o atendimento de crianças e indivíduos mais velhos que vivem com transtorno do espectro autista, o TEAcolher reúne: núcleo de operação específico para agendamentos, abertura de ficha e trâmites burocráticos, equipe médica e de enfermagem capacitadas e ambiente personalizado e adaptado para proporcionar uma experiência excelente ao cliente.


Tudo isso, é claro, com o cuidado e precisão no diagnóstico já oferecidos pela marca Fleury.

Sobre

Cada indivíduo com transtorno do espectro do autismo (TEA) é único. Foi pensando no conforto e no bem-estar desse público tão especial que o Fleury criou o TEAcolher.

O objetivo dessa iniciativa é aprimorar o atendimento ao paciente e entender suas necessidades específicas, para que ele e sua família tenham uma experiência leve, acolhedora e com sucesso na realização dos mais diferentes exames dentro do Fleury.

Colocar essa ideia em prática foi um grande desafio. Em 2019, selamos uma parceria com o núcleo de autismo da Psiquiatria Infantil da Unifesp, liderado pela Dra. Daniela Bordini, e criamos um grupo de trabalho multidisciplinar no Fleury que, em conjunto, desenvolveu todo o projeto.

A partir daí foi desenvolvido um modelo de atendimento e de capacitação interna dos colaboradores e médicos do Fleury, continuamente aprimorado. 

O TEAcolher contempla:

Núcleo de atendimento específico para agilizar agendamentos, abertura de ficha e trâmites burocráticos, reduzindo tempo de espera na unidade;

Equipe profissional do Fleury (operação, enfermagem e médica) capacitada no atendimento de crianças e adultos com TEA;

  • Promoção de um atendimento individualizado, de acordo com as características e necessidades específicas de cada indivíduo;
  • Redução de estímulos que possam promover agitação ou desconforto e minimizar a presença de estressores sensoriais;
  • Atenção para uma comunicação adequada à idade e à compreensão do paciente;
  • Oferta de espaços de conforto e de alívio de estresse;
  • Valorização do apoio da família ou do acompanhante em todas as etapas dos exames.


ENTREVISTA MÉDICA

Previamente à data dos exames, mediante agendamento e de acordo como o interesse do paciente ou da família, a equipe médica do Grupo de Pediatria do Fleury realiza uma entrevista por telefone com o indivíduo com TEA ou com seu responsável.

Para tanto, usa um questionário estruturado para obter informações individuais, que incluem desde necessidades especiais e restrições – a exemplo de sensibilidade ao toque, ao barulho e à iluminação – até habilidades próprias, experiências prévias com exames, tipo de comunicação que preferem e presença de comorbidades, entre outras.

Esse contato antecipado possibilita que o médico do Fleury, em conjunto com o indivíduo com TEA ou com seus responsáveis, defina a melhor estratégia para recebê-los, favorecendo uma realização de exames acolhedora e efetiva, além de minimizar possíveis desconfortos. Ademais, permite o esclarecimento de dúvidas e orientações pertinentes a cada etapa do exame.

Para alguns testes, são fornecidos roteiros ilustrativos ou vídeos, o que confere maior suporte ao indivíduo com TEA e à família em relação à previsibilidade do procedimento, um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento desses casos.


ROTEIROS ESPECIAIS

Inspirados em pistas visuais, muito utilizadas no seguimento desses pacientes, a comunicação através de desenhos foi elaborada para dar maior suporte ao paciente e à sua família na previsibilidade do procedimento, já que este é um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento aos indivíduos que vivem com TEA.

Clique aqui para baixar os roteiros sobre o exame de sangueraio-x e ressonância magnética (uso de anestesia inalatória)


Todas as unidades Fleury possuem atendimento especializado para pacientes com TEA, e as salas sensoriais estão disponíveis nas unidades abaixo:

Como funciona

Veja mais detalhes

Entre em contato através da nossa Central Exclusiva de Relacionamento. 

Ligue ou envie Whatsapp para: (11) 96325-2941

O Fleury

Conheça outros serviços