Idealizado para o atendimento de crianças e indivíduos mais velhos que vivem com transtorno do espectro autista, o TEAcolher reúne: núcleo de operação específico para agendamentos, abertura de ficha e trâmites burocráticos, equipe médica e de enfermagem capacitadas e ambiente personalizado e adaptado para proporcionar uma experiência excelente ao cliente.
Tudo isso, é claro, com o cuidado e precisão no diagnóstico já oferecidos pela marca Fleury.
Cada indivíduo com transtorno do espectro do autismo (TEA) é único. Foi pensando no conforto e no bem-estar desse público tão especial que o Fleury criou o TEAcolher.
O objetivo dessa iniciativa é aprimorar o atendimento ao paciente e entender suas necessidades específicas, para que ele e sua família tenham uma experiência leve, acolhedora e com sucesso na realização dos mais diferentes exames dentro do Fleury.
Colocar essa ideia em prática foi um grande desafio. Em 2019, selamos uma parceria com o núcleo de autismo da Psiquiatria Infantil da Unifesp, liderado pela Dra. Daniela Bordini, e criamos um grupo de trabalho multidisciplinar no Fleury que, em conjunto, desenvolveu todo o projeto.
A partir daí foi desenvolvido um modelo de atendimento e de capacitação interna dos colaboradores e médicos do Fleury, continuamente aprimorado.
O TEAcolher contempla:
Núcleo de atendimento específico para agilizar agendamentos, abertura de ficha e trâmites burocráticos, reduzindo tempo de espera na unidade;
Equipe profissional do Fleury (operação, enfermagem e médica) capacitada no atendimento de crianças e adultos com TEA;
ENTREVISTA MÉDICA
Previamente à data dos exames, mediante agendamento e de acordo como o interesse do paciente ou da família, a equipe médica do Grupo de Pediatria do Fleury realiza uma entrevista por telefone com o indivíduo com TEA ou com seu responsável.
Para tanto, usa um questionário estruturado para obter informações individuais, que incluem desde necessidades especiais e restrições – a exemplo de sensibilidade ao toque, ao barulho e à iluminação – até habilidades próprias, experiências prévias com exames, tipo de comunicação que preferem e presença de comorbidades, entre outras.
Esse contato antecipado possibilita que o médico do Fleury, em conjunto com o indivíduo com TEA ou com seus responsáveis, defina a melhor estratégia para recebê-los, favorecendo uma realização de exames acolhedora e efetiva, além de minimizar possíveis desconfortos. Ademais, permite o esclarecimento de dúvidas e orientações pertinentes a cada etapa do exame.
Para alguns testes, são fornecidos roteiros ilustrativos ou vídeos, o que confere maior suporte ao indivíduo com TEA e à família em relação à previsibilidade do procedimento, um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento desses casos.
ROTEIROS ESPECIAIS
Inspirados em pistas visuais, muito utilizadas no seguimento desses pacientes, a comunicação através de desenhos foi elaborada para dar maior suporte ao paciente e à sua família na previsibilidade do procedimento, já que este é um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento aos indivíduos que vivem com TEA.
Clique aqui para baixar os roteiros sobre o exame de sangue, raio-x e ressonância magnética (uso de anestesia inalatória).
Todas as unidades Fleury possuem atendimento especializado para pacientes com TEA, e as salas sensoriais estão disponíveis nas unidades abaixo:
Entre em contato através da nossa Central Exclusiva de Relacionamento.
Ligue ou envie Whatsapp para: (11) 96325-2941