A tomografia computadorizada (TC) é um exame complementar de diagnóstico por imagem que permite, com alta precisão, a visualização de diversos órgãos, possibilitando o diagnóstico de muitas patologias.
Diferente dos raio-x convencionais, que geram imagens bidimensionais, a tomografia computadorizada cria imagens tridimensionais, oferecendo detalhes sobre a forma, tamanho e localização das estruturas internas. Isso permite identificar alterações e obter um diagnóstico preciso capaz de auxiliar na definição do tratamento.
É importante consultar as instruções e preparo para o exame com a nossa Central de Atendimento.

Unidades
Conheça as unidades Fleury que realizam a tomografia computadorizada em São Paulo.
Ponte Estaiada
Avenida Jornalista Roberto Marinho, 85, Térreo (região da Av. Eng. Luís Carlos Berrini) - Edifício Tower Bridge Corporate - Brooklin - SP
República do Líbano III
Avenida República do Líbano, 990 - obras na Avenida mas seguimos operando normalmente - Ibirapuera - SP
Como funciona a tomografia computadorizada?
A tomografia computadorizada envolve a aquisição de uma série de imagens transversais finas, conhecidas como “cortes” que são então combinadas para criar uma reconstrução tridimensional do corpo.
Durante o exame, o paciente é posicionado em uma mesa que desliza para o interior da máquina, chamada de tomógrafo. Esse aparelho emite uma série de raios-x em ângulos diferentes, enquanto detectores capturam a quantidade de radiação que atravessa os tecidos.
Um computador reúne esses dados e os transforma em imagens detalhadas, sendo exibidas em um monitor.
Quando a tomografia computadorizada é recomendada?
A TC é recomendada para diagnosticar e monitorar inúmeras condições que afetam o corpo humano.
Na avaliação do sistema musculoesquelético contribui para melhor caracterização de fraturas que não são visualizadas no RX convencional, além de tumores, más formações e desgastes articulares.
Essa técnica permite a visualização precisa de tumores, permitindo a detecção, caracterização e monitoramento do crescimento.
Além disso, revela a presença de placas nas artérias, aneurismas e outras doenças vasculares. Com a mesma importância, ainda é usada para diagnosticar doenças no pulmão, como embolia pulmonar, câncer e outras condições pulmonares.
É importante também para avaliação de diversas doenças de órgãos abdominais e pélvicos.
A tomografia computadorizada pode ser um exame auxiliar no planejamento cirúrgico em inúmeras situações, assim como para avaliar complicações pós-operatórias.

Uso de contraste na tomografia computadorizada
O contraste na tomografia computadorizada (TC) pode ser utilizado para melhorar a qualidade da imagem, permitindo maior visualização dos órgãos internos. Dependendo da indicação clínica, poderá haver a necessidade de utilizá-lo para otimizar a acurácia do exame.
No dia do exame, será verificado o histórico do paciente da mesma maneira que a história de possíveis antecedentes alérgicos ao contraste.
Preparo e restrições para a tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é um exame de imagem que, dependendo da área a ser examinada, precisa de um período de jejum.
Para TC de abdome, por exemplo, são necessárias 4 horas de jejum. Caso o médico recomende o uso de anestesia, o período de jejum muda e pode ser indicado jejuar até 8 horas da execução do exame.
De forma geral, é recomendado que sejam retirados brincos, joias, pingentes e piercing. Devido à radiação, a realização de TC deve ser evitada durante a gestação.
Agende sua tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada precisa ser previamente agendada. Cada tipo de TC pode ser feita em uma unidade diferente, portanto, entre em contato com a Central de Atendimento Fleury e agende seu exame de imagem na unidade mais próxima de você.
Para sua comodidade disponibilizamos o agendamento online, clique no botão abaixo para agendar sua TC em São Paulo e escolha a melhor opção para você. Escolha entre as opções de agendamento via WhatsApp ou Messenger.
ou pelo telefone: (11) 3179-0822 | 0800 704 0822