Vacinas

Vacina Quadrivalente Combinada

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS 

Indicação de uso:
Vacinação de reforço contra difteria, tétano, pertussis (coqueluche) e poliomielite após esquema de imunização primária (vacinação de repetição geralmente realizada a cada 10 anos).

Vacinação como parte de uma série primária de imunização em adolescentes e adultos, com história incompleta ou inexistente de vacinação prévia contra a difteria, tétano e coqueluche;

Imunização materna durante a gravidez para proteção passiva contra a coqueluche no início da infância;

Tratamento de lesões suscetíveis a infecção tetânica em pessoas que receberam previamente uma série completa de vacinação primária com toxóide tetânico e último reforço há mais de 5 anos.

Faixas etárias de indicação:
acima de 3 anos de idade, sem limite superior de idade.

Restrições:
Vigência de quadro febril e/ou infeccioso - neste caso, recomenda-se apenas adiar a vacina, já que não se trata de uma contraindicação absoluta;

Hipersensibilidade ou anafilaxia a componentes da vacina (incluindo toxóide tetânico) ou dose anterior desta mesma vacina.

Doença neurológica em atividade;

Não realizamos aplicação simultânea (ao mesmo tempo) de vacinas, porém podem ser aplicadas mais de uma vacina na mesma visita, uma por vez.

Gestação: Não há contraindicações.

Lactação: Não há contraindicações.

ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.

DOSES E INTERVALOS

Esquema de vacinação habitual:

Vacina indicada para reforço aos 4 anos de idade, mas pode ser feita para adolescentes e adultos que necessitam de reforços para poliomielite.

Coadministração:

Esta vacina pode ser administrada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita, porém em diferentes locais de aplicação.

Não realizamos aplicação simultânea (ao mesmo tempo) de vacinas, porém podem ser aplicadas mais de uma vacina na mesma visita, uma por vez.

Esta vacina não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.

Intercambialidade:
Esta vacina pode ser aplicada independentemente da marca usada no esquema inicial de vacinação para DTP + Polio.

EFEITOS ADVERSOS

Reações locais: Dor, eritema e edema no local da aplicação;
Reações sistêmicas: febre até 72 horas após a aplicação; 

Episódios hipotônicohiporresponsivos e convulsões; Choro persistente. 

INTERPRETAÇÃO E COMENTÁRIOS

- Esta vacina á usada como 2º reforço na prevenção de tétano, difteria, coqueluche, poliomielite aos 5 anos de idade. Pode ser usa na vacinação de pré-escolares, adolescentes e adultos.


- Como vantagem, as vacinas combinadas têm a mesma imunogenicidade com menor número de injeções.

COMPOSIÇÃO 

Toxóide tetânico; Toxóide diftérico; Toxóide pertussis; Antígenos purificados de B. pertussis; Polio vírus inativado 1, 2 e 3; Hidróxido de alumínio, Formaldeído, fenoxietanol.