Como confirmar o eritrasma por métodos laboratoriais | Revista Médica Ed. 2 - 2014

Causado pelo Corynebacterium minutissimum, o eritrasma é uma infecção cutânea superficial, crônica e benigna, que afeta preferencialmente os espaços interdigitais e as áreas intertriginosas úmidas

Causado pelo Corynebacterium minutissimum, o eritrasma é uma infecção cutânea superficial, crônica e benigna, que afeta preferencialmente os espaços interdigitais e as áreas intertriginosas úmidas, como a axila e a virilha, provocando placas vermelho-acastanhadas levemente descamativas e pruriginosas.

Como o diagnóstico clínico da infecção nem sempre é possível, já que, em algumas situações, as lesões não apresentam fluorescência coral sob luz ultravioleta, uma característica da condição, o esfregaço de material obtido pela raspagem da lesão, com coloração pelo método de Gram, pode evidenciar a presença de bacilos gram-positivos corineformes.

Contudo, uma vez que a maioria das espécies desse gênero possui a mesma morfologia, a microscopia fornece apenas o diagnóstico presuntivo da infecção. Por essa razão, alternativamente pode ser realizada a cultura do raspado cutâneo, com identificação da espécie por espectrometria de massas (MALDI-ToF) para confirmar o diagnóstico. Tanto o esfregaço quanto a cultura para a detecção do Corynebacterium minutissimum estão disponíveis na rotina do Fleury.


Microscopia eletrônica detransmissão revela exemplar do Corynebacterium minutissimum

SPL DC/Latinstock

 

Assessoria Médica
Dra. Carolina S. Lázari
[email protected]
Dr. Jorge Luiz M. Sampaio
[email protected]