Recursos laboratoriais para o diagnóstico de abuso de drogas | Revista Médica Ed. 6 - 2005

Embora a pesquisa em urina seja o método mais utilizado, o estudo no cabelo oferece um histórico de consumo

Embora a pesquisa em urina seja o método mais utilizado, o estudo no cabelo oferece um histórico de consumo

O uso abusivo de fármacos e drogas lícitas ou ilícitas é um importante problema de saúde pública, cujo diagnóstico pode ser estabelecido por meio de exames laboratoriais, os quais contribuem também para o acompanhamento de indivíduos em tratamento de adição. É possível pesquisar essas substâncias em diversas matrizes biológicas, tais como sangue, urina ou cabelo. O tempo pelo qual o teste permanece positivo depende da droga e da amostra estudada. Um resultado positivo no sangue, por exemplo, indica que a pessoa se encontra sob a ação de determinadas substâncias.

Para o álcool etílico, a pesquisa deve ser feita preferencialmente nesse material, uma vez que os níveis obtidos se relacionam com a intensidade da intoxicação. Já para as outras drogas, a investigação em urina é o método mais utilizado, visto que um teste positivo sugere que o uso foi feito nos últimos dias ou semanas. Para esses casos, o estudo no sangue só tem indicação quando existe suspeita de que o indivíduo esteja agudamente intoxicado. O cabelo, por sua vez, oferece um histórico do consumo de drogas ao longo de semanas ou meses, já que ele retém pequenas quantidades das substâncias tóxicas, que, assim, podem ser detectadas no laboratório. Como os fios capilares crescem, em média, um centímetro por mês, um segmento de igual tamanho, a contar da raiz, fornece o histórico de uso no mesmo período.

Veja as substâncias pesquisadas pelo Fleury e as matrizes biológicas mais indicadas em cada situação

Droga
Sangue
(uso agudo)
Urina
(uso recente)
Cabelo
(hist. consumo)
Etanol (álcool etílico)
Sim*
Sim
Não
Cocaína (merla, crack)
Sim
Sim*
Sim*
Cannabis (maconha, haxixe)
Sim
Sim*
Sim
Anfetamina (bolinha)
Não
Sim*
Sim*
Metanfetamina (ecstasy)
Não
Sim
Sim*
Benzodiazepínicos (diazepam, etc.)
Sim**
Sim
Sim
Barbitúricos (fenobarbital, etc.)
Sim**
Sim
Sim
Opiáceos (morfina, heroína e codeína)
Não
Sim
Sim
*Disponível individualmente para cada droga desse grupo.
**SimIndica os materiais de preferência para a pesquisa da substância.
Glossário em drogas de abuso
Teste de triagem
Utiliza técnica que revela de forma indireta, em geral por meio de um anticorpo, a presença da droga. Bastante sensível, mas não específico, pode fornecer resultados falso-positivos.

Teste de confirmação
Realizado em casos especiais, diante da positividade do teste de triagem. É feito por espectrometria de massa, método que permite detectar, de maneira inconteste, a droga e seus metabolitos.

Cadeia de custódia
Sistema de documentação, proteção e guarda da amostra que garante sua associação com o doador do material biológico. É necessária em casos de solicitação judicial.
Coleta assistida
Acompanhamento da coleta da amostra para impedir que ela seja trocada ou fraudada. O Fleury adota o procedimento para a coleta de sangue, urina e cabelo.