Instrução de preparo

Cápsula endoscópica

Outros nomes: Enteroscopia por cápsula endoscópica

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame
- Para a realização do exame, são colocados adesivos no abdome. Em caso de haver muitos pêlos na região, é feita uma tricotomia local (raspagem dos pêlos).
- O exame é realizado por meio da ingestão de uma cápsula de 1,1 cm de espessura por 2,6 cm de comprimento, dotada de uma câmera com sistema de transmissão de imagem sem fio. As imagens são capturadas por um gravador que fica preso à cintura durante o procedimento.
- A ingestão da cápsula é feita com água e não necessita de qualquer outra medicação para tanto. O exame é indolor e sem desconforto.
- Em caso de distúrbios de deglutição ou deformidade anatômica que impossibilitem a deglutição da cápsula, o recurso pode ser introduzido por endoscopia digestiva alta. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que não conseguem deglutir comprimidos ou cápsulas, de portadores de megaesôfago em estadio avançado, de indivíduos gastrectomizados a B-II ou Y-de-Roux, de pessoas que fizeram gastroplastia redutora (cirurgia bariátrica) e de portadores de gastroparesia diabética.
- Após a ingestão da cápsula, pode-se ausentar do Fleury por oito horas, retornando em seguida para o término do procedimento, exceto indivíduos que usam marca-passo, que precisam permanecer no Fleury durante todo o tempo de realização do exame.
- Caso a cápsula não migre, haverá necessidade de realizar uma Endoscopia.

II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- O exame é realizado somente em pessoas com mais de 9 anos de idade.
- Devem ser apresentados resultados anteriores de hemograma e coagulograma e exames de raios X de abdome com contraste, se houver.
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) pós COVID-19 é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.

MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS COM CONCORDÂNCIA DO SEU MÉDICO
Alguns medicamentos precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, sempre com a concordância do seu médico.
Anticoagulante/antiagregantes: podem trazer risco de sangramento.
Antidiabéticos injetáveis: podem dificultar o esvaziamento gastrointestinal.

O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®) não precisa ser suspenso.

Confira a lista abaixo:

21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®)
Semaglutida (Rybelsus® - via oral)
Dulaglutida (Trulicity®)
Tirzepatida (Monjauro®)

7 dias antes:
Varfarina (Marevan®, Coumadin®)
Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®)
Prasugrel (Effient®)
Ticlopidina (Ticlid®)
Ticagrelor (Brilinta®)

48 horas antes:
Reposição de ferro via oral (não há necessidade de suspenção da reposição via injetável).
Orlistate (Xenical®)
Dabigatrana (Pradaxa®)
Rivaroxabana (Xarelto®)
Apixabana (Eliquis®)
Edoxabana (Lixiana®)
Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy®)
Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®)
Empaglioflozina ( Jardiance ®)

24 horas antes:
Enoxaparina (Clexane®)

III - Preparo
- Cinco dias antes do exame
-- Suspender o uso de qualquer medicação à base de sulfato ferroso e vitaminas com ferro ou derivados.
-- Nesse período, não devem ser consumidos alimentos como castanhas, sementes de frutas (uvas, por exemplo), pipoca, milho e farelos.

Véspera do exame
-- Nas 24 horas antes do exame, não devem ser utilizados cremes, pomadas ou substâncias oleosas sobre a pele do abdome para não dificultar a aderência dos adesivos colocados nesse local para a realização do exame.
-- Deve-se fazer um desjejum leve e sem fibras antes das 8 horas da manhã (ovo cozido, torradas de cor clara e/ou pão branco sem manteiga). Não se deve ingerir leite e derivados.
-- Nas refeições não podem conter resíduos, razão pela qual não se deve comer frutas, verduras, cereais integrais e derivados de leite. Sugerimos: ovo cozido, torradas, canja coada, sucos a vontade, gelatina a vontade, água de coco, peito de frango grelhado (até 200 gramas por refeição), peixe grelhado (até 200 gramas por refeição), batata cozida, purê de batata. Não alimentar comida gordurosa, nada com creme de leite e derivados de leite.
-- Durante todo o dia, é preciso tomar mais de 1,5 litro de líquidos, mas somente líquidos claros (água, sucos e refrigerantes transparentes, água de coco).
-- Nenhum alimento ou líquido de cor púrpura ou vermelha deve ser ingerido na véspera do exame.
-- A partir das 19 horas, o cliente tem de iniciar jejum, exceto água até 2 horas antes do exame.

Dia do exame
-- Vir com duas blusas ou camisas abertas. Uma fica por baixo de um cinturão que precisa ser portado durante todo o tempo de exame - e que, portanto, não pode ser retirada até o término do procedimento - e a outra pode ser vestida para cobrir o equipamento.
-- É necessário manter o jejum iniciado na noite anterior (exceto água).
-- Duas horas antes do exame, deve-se tomar três copos de água.
-- Uma hora antes, porém, nenhum líquido pode ser ingerido.
-- Duas horas após a deglutição da cápsula, pode-se tomar líquidos claros (água, sucos, refrigerantes) e medicamentos habituais.
-- Quatro horas após a deglutição da cápsula, também pode-se ingerir comidas leves, como sopas de cor clara sem legumes e sanduíches de carne branca (peru, frango ou peixe).
-- Durante as 8 horas de exame, não fazer ingerir qualquer alimento de cor vermelha ou púrpura, alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e cereais integrais), café e chá.
-- Vir com acompanhante maior 18 anos.

III - Tempo de duração
- Do preparo à ingestão da cápsula: de 30 a 60 minutos.
- Tempo de espera ou retorno à unidade após a ingestão da cápsula: 8 horas.
- Finalização do procedimento: em torno de 20 minutos.

IV - Instruções após o exame
- A cápsula progride naturalmente pelo trato digestivo até ser eliminada nas fezes dentro de 2 a 3 dias, mas isso pode demorar até duas semanas. Quando eliminar a cápsula, deve-se informar o fato ao Setor de Endoscopia do Fleury, entrando em contato pela Central de Atendimento ao Cliente. Caso a eliminação não ocorra dentro de duas semanas, é necessário retornar ao Fleury para a realização de raios X de abdome.
- Não fazer nenhum exame de ressonância magnética até que a cápsula seja eliminada nas fezes.
- Dor e náuseas são muito incomuns após o exame de cápsula endoscópica. Se houver sintoma persistente até a cápsula ser eliminada, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Fleury.
- A dieta normal pode ser retomada depois do término do procedimento, assim como o uso de medicamentos e as atividades diárias do cliente, até mesmo exercícios físicos.

Observação:
- Em uma pequena porcentagem de pacientes, mesmo em indivíduos saudáveis, a cápsula não atinge a região do ceco.
- O aparelho utilizado pelo Fleury permite ver, em tempo real, a localização da cápsula após sua ingestão. Caso ela fique retida no esôfago ou no estômago por mais de uma hora e meia, há indicação de realizar uma endoscopia digestiva alta para empurrá-la para o duodeno. Assim, diminui-se a possibilidade de o exame do intestino delgado ser incompleto.
- Vale lembrar que o custo dessa endoscopia - e da sedação, quando necessária - cabe ao cliente.
- No caso de a cápsula não atingir a região do ceco, o Fleury pode repetir o exame, desde que o cliente pague somente o valor da cápsula endoscópica, que é descartável.
O tempo de permanência no Fleury poderá ser de até 2 horas e meia, caso seja necessário fazer endoscopia.

Agendamento

Precisa agendar.

Prazo de entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 17h

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura