Publicação no The New England Journal of Medicine confirma que dezenas de milhares de mulheres com câncer de mama em estágio inicial com linfonodo positivo podem evitar a quimioterapia com o Teste Oncotype DX®

Press Release desenvolvido pela Exact Sciences.

  • O RxPONDER, um estudo independente liderado pela SWOG Cancer Research  Network, demonstra que orientar o tratamento com o teste Oncotype DX pode  prescindir do uso de quimioterapia na maioria das mulheres na pós-menopausa
  • Os resultados já levaram à atualização dos NCCN Guidelines® referentes ao câncer  de mama
  • Novos resultados do RxPONDER serão apresentados em uma palestra no San  Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) de 2021

MADISON, Wis., EUA, 1 de dezembro de 2021 – A Exact Sciences Corp. (NASDAQ: EXAS)  anunciou hoje que dados do estudo Rx for Positive Node, Endocrine Responsive Breast Cancer,  ou RxPONDER, foram publicados no The New England Journal of Medicine. i O estudo  independente, liderado pela SWOG Cancer Research Network e patrocinado pelo National  Cancer Institute (NCI), definiu com sucesso o benefício da quimioterapia em pacientes com  câncer de mama linfonodo positivo em estágio inicial com resultados Oncotype DX Breast  Recurrence Score® de 0 a 25. Os resultados iniciais do RxPONDER foram relatados no San  Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) de 2020. Os resultados foram agora confirmados  nessa publicação revisada por pares.

No estudo, mulheres na pós-menopausa com 1 a 3 linfonodos positivos e resultados Recurrence  Score® de 0 a 25 não demostraram obter nenhum benefício com a quimioterapia após uma  mediana de cinco anos de acompanhamento, o que significa que podem potencialmente evitar os  efeitos colaterais negativos do tratamento. É importante mencionar que não foi observado  nenhum benefício da quimioterapia independentemente do número de linfonodos afetados ou do  tamanho ou grau do tumor. Em mulheres na pré-menopausa com 1 a 3 linfonodos positivos, foi  observado um benefício estatisticamente significativo da quimioterapia.

Aproximadamente um terço das pacientes diagnosticadas com câncer de mama em estágio  inicial, positivo para receptor hormonal (RH) e negativo para HER2, apresenta tumor que se  espalhou para os linfonodos. A grande maioria dessas pacientes atualmente recebe  quimioterapia, embora aproximadamente 85% delas apresentem resultados Recurrence Score de  0 a 25.iii Além disso, aproximadamente duas em cada três pacientes com câncer de mama em  estágio inicial estão na pós-menopausa.

“Nosso objetivo com o RxPONDER era entender melhor quando usar quimioterapia adjuvante  para permitir o tratamento personalizado em vez de uma abordagem generalizada”, disse o autor  principal do estudo Kevin Kalinsky, MD, investigador da SWOG de longa data e diretor do  Glenn Family Breast Center no Winship Cancer Institute da Emory University. “Esses resultados  modificadores da prática clínica mostram, definitivamente, que mulheres na pós-menopausa com  essa forma comum de câncer de mama podem ser poupadas de quimioterapia desnecessária e  receber apenas terapia hormonal, potencialmente economizando tempo e despesas e eliminando  efeitos colaterais prejudiciais que podem estar associados à quimioterapia para dezenas de  milhares de mulheres. Em relação às mulheres com diagnóstico de câncer de mama antes da  menopausa que podem se beneficiar da quimioterapia, os dados ajudam a individualizar a  discussão do risco e do benefício da quimioterapia.”

Com base nos resultados do RxPONDER, o National Comprehensive Cancer Network® (NCCN®)  atualizou suas diretrizes para câncer de mama e reconheceu o teste Oncotype DX  Breast Recurrence Score como o único teste que pode ser usado para predizer o benefício da  quimioterapia em pacientes com câncer de mama em estágio inicial com 1 a 3 linfonodos  axilares positivos, incluindo micrometástases.vi O teste Oncotype DX é agora o único teste  classificado como “preferido” com o mais alto nível de evidência para pacientes com linfonodo  negativo e pacientes pós-menopáusicas com linfonodo positivo (1 a 3 linfonodos positivos).  Além disso, o NCCN recomenda considerar o teste para avaliar o prognóstico em pacientes com  linfonodo positivo na pré-menopausa que sejam candidatas à quimioterapia.

“Os resultados do RxPONDER, juntamente com os resultados fundamentais do TAILORxvii em  câncer de mama em estágio inicial, com linfonodo negativo, elevam ainda mais o teste a um  padrão de tratamento, corroborando sua inclusão nas diretrizes, bem como seu reembolso e  adoção em escala global”, disse Rick Baehner, MD, Chief Medical Officer de Oncologia de  Precisão na Exact Sciences. “Agora, com os resultados do RxPONDER, muito mais mulheres no  mundo todo podem receber apenas terapia hormonal, evitando os efeitos colaterais negativos da  quimioterapia, sem aumentar o risco de retorno do câncer.”

Um dos maiores estudos clínicos em câncer de mama em estágio inicial com linfonodos  positivos, RH positivos e HER2 negativo, o RxPONDER recrutou mais de 5.000 mulheres com  até três linfonodos positivos. O estudo prospectivo e randomizado de Fase III foi conduzido em  632 locais em nove países – Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Irlanda, França,  Espanha, Coréia do Sul e Arábia Saudita. Mulheres com resultado Recurrence Score de 0 a 25  foram aleatoriamente colocadas em um grupo para tratamento apenas com terapia hormonal ou  em um grupo para tratamento com quimioterapia seguida de terapia hormonal. As pacientes  aleatoriamente distribuídas foram estratificadas de acordo com seu resultado Recurrence Score,  seu status menopausal e com o tipo de cirurgia de linfonodos. Outras análises e  acompanhamento adicional de pacientes estão planejados pelos investigadores do SWOG.

Sobre o Portfólio de Testes Oncotype DX® e Oncotype MAP™ 

O portfólio do Oncotype DX para os testes de câncer de mama, de cólon e de próstata aplica  preceitos de ciência genômica avançada para revelar a biologia exclusiva de um tumor e para  facilitar as decisões sobre o tratamento do câncer. Em câncer de mama, o teste Recurrence Score  do Oncotype DX é o único teste que demonstrou que pode predizer a probabilidade do benefício  da quimioterapia e da recorrência de câncer de mama invasivo. Adicionalmente, o teste  Oncotype DX Breast DCIS Score™ pode predizer a probabilidade de recorrência de uma forma  pré-invasiva de câncer de mama chamada DCIS. Para pacientes com câncer avançado e  metastático, a empresa oferece o teste Oncotype MAP™ Pan-Cancer Tissue, um painel de perfil  tumoral rápido e abrangente, que fornece resultados em três a cinco dias úteisviii e permite que os  médicos entendam o perfil do tumor de uma paciente e recomendem estudos clínicos ou terapias  direcionadas viáveis. Com mais de 1 milhão de pacientes testadas em mais de 90 países, os testes  Oncotype DX redefiniram a medicina personalizada, tornando as ciências genômicas uma parte  fundamental do diagnóstico e tratamento do câncer. Para saber mais sobre os testes Oncotype  DX e Oncotype MAP, acesse www.oncotypeiq.com/pt-BR

Sobre a Exact Sciences Corp. 

Como líder no fornecimento de testes de triagem e diagnóstico de câncer, a Exact Sciences  procura incansavelmente soluções inteligentes que forneçam a clareza necessária para que  possam ser tomadas, cada vez mais cedo, ações que salvam vidas. A partir do sucesso dos testes  Cologuard® e Oncotype®, a Exact Sciences está investindo em sua linha de produtos vindouros  destinados aos tipos mais letais de câncer e à melhora do tratamento de pacientes. A Exact  Sciences reúne colaboradores de ampla visão para ajudar a avançar na luta contra o câncer. Para  obter mais informações, visite o site da empresa www.exactsciences.com, siga a Exact Sciences  no Twitter @ExactSciences, ou veja a Exact Sciences no Facebook.


NOTA: Oncotype, Oncotype DX, Oncotype DX Breast Recurrence Score, Oncotype DX Breast DCIS Score, Recurrence Score e  Oncotype MAP são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Genomic Health, Inc. Exact Sciences e Cologuard  são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Exact Sciences Corporation. Todas as outras marcas comerciais ou  marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.


Declarações sobre o futuro

Este comunicado de imprensa contém declarações relativas a nossas expectativas, previsões, intenções, crenças ou  estratégias para o futuro. Essas declarações sobre o futuro se baseiam em suposições feitas na presente data e estão  sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos e a incertezas que podem fazer com que os resultados, eventos ou  condições reais sejam significativamente diferentes daqueles previstos. Portanto, você não deve depositar confiança  excessiva nessas declarações. Os riscos e as incertezas que podem afetar nossas declarações sobre o futuro são  descritos nas seções sobre fatores de risco do nosso mais recente relatório anual no formulário 10-K, nos relatórios  trimestrais subsequentes no formulário 10-Q, e em nossos outros relatórios apresentados à Securities and Exchange  Commission. Nós não temos obrigação de atualizar publicamente nossas declarações sobre o futuro, em suas formas  escrita ou oral, que possam ser feitas de tempos em tempos, como resultado de novas informações, de futuros  desenvolvimentos ou de outros fatores.


Referências bibliográficas

i Kalinsky K, et al. New Engl J Med. 2021. 

ii Zhang et al. Breast Can Res Treat. 2020. 

iii Bello et al. Ann Surg Oncol. 2018. 

iv Heer E, et al. The Lancet. 2020. 

v National Comprehensive Cancer Network (NCCN) e NCCN são marcas registradas do NCCN. O NCCN não  oferece nenhuma garantia de nenhum tipo relacionada a seu conteúdo, uso ou aplicação e se exime de qualquer  responsabilidade por sua aplicação ou uso de qualquer forma. 

vi Mencionado com permissão das Diretrizes do NCCN para Prática Clínica em Oncologia (NCCN Guidelines®)  para Câncer de Mama V.3.2021. © National Comprehensive Cancer Network, Inc. 2021. Todos os direitos  reservados. Acessado em 17 de maio de 2021. Para ver a versão mais recente e completa das diretrizes, acesse:  https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/breast.pdf. 

vii Sparano et al. New Engl J Med. 2018. 

viii Dados internos da Exact Sciences no arquivo. Tempo de resposta com base no recebimento de amostra  qualificada