Outros nomes: PROGESTERONA, 17 ALFA HIDROXI, 17OHP, SANGUE, 17 Hidroxiprogesterona, 17OHP sangue, Pregnanetriol metabólito urinário, Progesterona 17 Alfa Hidroxi, 17 OH Progesterona , Hidroxiprogesterona
- A amostra deve ser colhida preferencialmente até o quinto dia após o início do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, ou conforme solicitação médica (escrita ou verbal).
- necessário informar o dia do ciclo no momento da realização do exame.
- Recomenda-se que o cliente faça a coleta preferencialmente até duas horas após seu o horário habitual de acordar.
- Aguardar 30 minutos
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC
- Aliquotar todo volume de soro em tubo de alíquota padrão
- Enviar à seção refrigerado.
- Volume mínimo: 0,5 mL de soro
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias
- Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em tandem.
- Condições basais:
-- Sexo Masculino: até 170 ng/dL
-- Sexo Feminino: Fase folicular: até 110 ng/dL
Fase Lútea: 86 a 400 ng/dL
-- Recém-nascidos não prematuros: até 500 ng/dL
-- De 1 a 12 meses : até 173 ng/dL
-- Crianças pré-púberes: até 86 ng/dL
- A 17-alfa-hidroxiprogesterona é um esteroide secretado principalmente pelas adrenais e também pelas gônadas. A principal indicação clínica para sua dosagem é o diagnóstico de deficiência da enzima 21-hidroxilase, o defeito de síntese adrenal mais comumente encontrado na hiperplasia adrenal congenita.
O diagnóstico de defeito da 21 hidroxilase é realizado através da dosagem de 17-afla-hidroxiprogesterona basal e/ou pós estímulo. Na forma clássica de hiperplasia adrenal congênita causada por deficiência importante de 21 hidroxilase, conhecida como forma clássica e que se caracteriza por ambiguidade genital, com ou sem perda de sal desde o nascimento, os valores de 17-OH-progesterona ultrapassam os 10.000 ng/dL Já nas formas não clássicas, casos em que a diminuição da atividade da enzima é de grau leve a moderado, as dosagens basais podem ser pouco elevadas ou até normais e a resposta desse esteroide ao ACTH é importante para o diagnóstico. Nestes casos, valores acima de 1500 ng/dL após o estímulo confirmam o diagnóstico. No seguimento de tais pacientes, contudo, é possível que as dosagens de androstenediona e testosterona tenham maior utilidade, já que a 17-alfa-hidroxiprogesterona sofre oscilações rápidas com a terapêutica.
- Vale lembrar que, dentro do ciclo menstrual, os níveis de 17-alfa-hidroxiprogesterona são baixos na fase folicular e aumentam na ovulação e na fase lútea, portanto sua dosagem deve ser realizada na fase folicular do ciclo.
- A comparação entre resultados realizados em diferentes laboratórios deve levar em consideração a metodologia empregada, uma vez que os ensaios mais específicos (por pós-cromatografia ou por LC-MS/MS) tendem a fornecer valores mais baixos.
- O uso de hormônios esteroides interfere no resultado deste exame.