Manual de exames

21 DESOXICORTISOL, após estímulo com ACTH, soro

Outros nomes: 21 DESOXICORTISOL APÓS ESTÍMULO COM ACTH, SORO, 21 DESOXICORTISOL APÓS ESTÍMULO COM CORTROSINA, SORO

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

"""I - Informações sobre o exame

- O exame compreende duas dosagens de 21-desoxicortisol (basal e após estímulo com ACTH).

- A duração padrão do teste é de 60 minutos ou conforme solicitação médica.

- Algumas pessoas podem apresentar, por alguns segundos, náuseas e calor no rosto, após a administração da medicação.

- Pacientes com asma e histórico de broncoespasmo podem apresentar crise de broncoespasmo com o uso da medicação (synacthen ou cortrosyn).


II - Critérios de realização

- Este exame é realizado somente com solicitação médica, com CRM.

- Este exame não é realizado em menores de 3 anos e o peso mínimo para realização do exame é de 10kg.

- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

- Clientes do sexo feminino devem realizar o exame preferencialmente até o 5º dia do ciclo menstrual ou conforme solicitação médica.

- A coleta de amostra basal para dosar o 21-desoxicortisol deverá ser realizada entre 7 e 9 horas da manhã ou até duas horas após o horário habitual de o paciente acordar.

- Dose de ACTH sintético (Synacthen ou Cortrosyn) em crianças com idade superior a 3 anos de idade, deverá ser a dose de 250 mcg ou de acordo com pedido médico.

III - Preparo

ATENÇÃO:

- O cliente será responsável pela compra da medicação e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola do medicamento de ACTH sintético (Synacthen, Cortrosyn ou similar), na apresentação 250 mcg i.m./e.v.

- Para compra do medicamento, é necessário pedido médico, que deverá ser prescrito pelo médico do cliente.

- O medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos.

- Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento.""

IV Contraindicações
Processos Infecciosos, sejam virais, Bacterianos e Fúngicos.

Processamento e adequação da amostra

"
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC;
- Aliquotar todo volume de soro em tubo de alíquota padrão;
- Identificar os tubos com seus respectivos horários;
- Enviar à seção refrigerado;
- Volume mínimo: 0,5 mL de soro por amostra

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 2 anos

Método


- Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em tandem.

Valor de referência

Condições basais:

Adultos: até 40 ng/dL

Após ACTH:

Pico de 21-desoxicortisol acima de 380 ng/dL sugere fortemente o diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21 hidroxilase.

Pico de 21-desoxicortisol entre 40 ng/dL e 380 ng/dL, associado à dosagem de 17-alfa-hidroxiprogesterona entre 1000 e 1500 ng/dL, são compatíveis com status de heterozigoze para variante alélica patogênica (mutação) do CYP21A2. A genotipagem do gene CYP21A2 é o padrão-ouro na diferenciação entre heterozigoto e homozigoto para deficiência de 21 hidroxilase.

Interpretação e comentários

O teste de estímulo com ACTH com dosagens de 21-desoxicortisol é utilizado para investigação de casos de hiperplasia adrenal decorrente da deficiência de 21-hidroxilase.
Na forma não clássica de hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21-hidroxilase, as dosagens basais de 17-alfa-hidroxiprogesterona (17OHP) podem ser pouco elevadas ou até normais. Além disso, os valores de 17OHP após estímulo com ACTH sintético entre 1.000 e 1.500 ng/dL sugerem deficiência de 21-hidroxilase, mas podem ser também encontrados em indivíduos heterozigotos. A dosagem de 21-desoxicortisol concomitante a de 17OHP pode auxiliar na diferenciação entre indivíduos portadores da doença e heterozigotos. Pico de 21-desoxicortisol acima de 380ng/dL sugere fortemente o diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21-hidroxilase e pico de 21-desoxicortisol entre 40ng/dL e 380 ng/dL, associado à dosagem de 17OH progesterona entre 1000 e 1500 ng/dL, são compatíveis com status de heterozigoze para variante alélica patogênica (mutação) do CYP21A2. A genotipagem do gene CYP21A2 é o padrão-ouro na diferenciação entre heterozigoto e homozigoto para deficiência de 21-hidroxilase

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura