Manual de exames

Abatacept Orencia 125mg, medicamento e aplicação, Subcutâneo

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento abatacepte deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos com mais de 18 anos.

II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum.

A administração de abatacepte é realizada somente após entrevista médica
-.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o abatacepte
- O abatacepte é uma proteína de fusão solúvel composta pelo domínio extracelular do CTLA-4 ligado à porção Fc modificada (região da dobradiça, CH2 e CH3) da IgG1 humana. O abatacepte atua como modulador seletivo da coestimulação. A tecnologia recombinante de DNA em sistema de expressão de célula de mamífero é utilizada para a produção do abatacepte.

O abatacepte modula de maneira seletiva o sinal coestimulador necessário para a ativação completa de linfócitos T que expressam a molécula CD28. Os linfócitos T ativados contribuem para a patogênese de doenças autoimunes. A ativação completa dos linfócitos T exige dois sinais fornecidos por células apresentadoras de antígenos: reconhecimento de um antígeno específico pelo receptor de célula T (TCR) e um segundo sinal coestimulador. A principal forma de coestimulação envolve a ligação das moléculas de CD80 e CD86 expressas na superfície de células apresentadoras de antígenos ao receptor CD28 na superfície dos linfócitos T. O abatacepte liga-se especificamente a CD80 e CD86, bloqueando esta via de coestimulação. Estudos indicam que respostas do linfócito T naïve são mais afetadas pelo abatacepte do que as respostas do linfócito T de memória.


II - Indicações do abatacepte
A indicação, em bula, para uso do abatacepte SC é a artrite reumatoide do adulto. O abatacepte é indicado em pacientes em atividade de doença de moderada a grave, sem resposta ao uso de drogas modificadoras de atividade de doença (DMARD).

O abatacepte pode ser utilizado com ou sem o uso concomitante de metotrexato ou de outros DMARD. Não associar o abatacepte a outros agentes biológicos, especialmente agentes anti-TNF?.

A segurança e a eficácia do abatacepte SC não foram avaliadas em pacientes menores de 18 anos de idade e, portanto, seu uso em crianças e adolescentes não é recomendado.

OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):

- A posologia do abatacepte SC na artrite reumatoide é de 125mg uma vez por semana.

Efeitos adversos

- Reações no local de aplicação do abatacepte SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de abatacepte SC. Outros eventos potencialmente associados com a hipersensibilidade como hipotensão, urticária e dispneia, que geralmente ocorreram em até 24 horas da administração de abatacepte SC também foram incomuns em ensaios clínicos.

Farmácia

Diluente: não se aplica - seringa preenchida
Estabilidade após aberto: Uso imediato
Concentração no frasco: 125mg/ 1 ml
Diluição: Não se aplica
Estabilidade após diluição: Não se aplica
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: sim, manter na embalagem original até o momento do uso.
Via de Administração: SC
Potencial emético: baixo
Preparo:
Dispensa qualquer preparo na farmácia. Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, retirar da geladeira entre 15 e 30minutos antes da administração ( para minimizar dores no paciente durante administração), etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem..
Passos
1. Seguir passos para administração subcutânea.
Tempo de Administração: SC
Orientações Gerais:
Uso exclusivamente SC.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura