Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento abatacepte deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia do antebraço) em adultos e em crianças a partir dos 12 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum.
A administração de abatacepte é realizada somente após entrevista médica
-.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
I - Informações sobre o abatacepte
- O abatacepte é uma proteína de fusão solúvel composta pelo domínio extracelular do CTLA-4 ligado à porção Fc modificada (região da dobradiça, CH2 e CH3) da IgG1 humana. O abatacepte atua como modulador seletivo da coestimulação. A tecnologia recombinante de DNA em sistema de expressão de célula de mamífero é utilizada para a produção do abatacepte.
O abatacepte modula de maneira seletiva o sinal coestimulador necessário para a ativação completa de linfócitos T que expressam a molécula CD28. Os linfócitos T ativados contribuem para a patogênese de doenças autoimunes. A ativação completa dos linfócitos T exige dois sinais fornecidos por células apresentadoras de antígenos: reconhecimento de um antígeno específico pelo receptor de célula T (TCR) e um segundo sinal coestimulador. A principal forma de coestimulação envolve a ligação das moléculas de CD80 e CD86 expressas na superfície de células apresentadoras de antígenos ao receptor CD28 na superfície dos linfócitos T. O abatacepte liga-se especificamente a CD80 e CD86, bloqueando esta via de coestimulação. Estudos indicam que respostas do linfócito T naïve são mais afetadas pelo abatacepte do que as respostas do linfócito T de memória.
II - Indicações do abatacepte
A indicação, em bula, para uso do abatacepte IV é a artrite reumatoide do adulto e a artrite idiopática juvenil. O abatacepte é indicado em pacientes em atividade de doença de moderada a grave, sem resposta ao uso de drogas modificadoras de atividade de doença (DMARD).
O abatacepte pode ser utilizado com ou sem o uso concomitante de metotrexato ou de outros DMARD. Não associar o abatacepte a outros agentes biológicos, especialmente agentes anti-TNF?.
A segurança e a eficácia do abatacepte IV não foram avaliadas em pacientes menores de 6 anos de idade e, portanto, seu uso em crianças abaixo dessa idade não é recomendado.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):
- A posologia do abatacepte IV na artrite reumatoide e é de 500mg para pacientes com menos de 60kg, de 750mg para pacientes com peso corporal entre 60 e 100kg e de 1000mg para indivíduos acima de 100Kg de peso corporal. Na artrite idiopática juvenil, a dose do abatacepte é de 10mg/kg/dose, em pacientes com menos de 75Kg. No primeiro mês de tratamento, o abatacepte IV deve ser administrado, como dose de ataque, no primeiro dia de tratamento, em duas semanas e em quatro semanas, depois a cada 4 semanas.
- Reações no local de aplicação do abatacepte SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de abatacepte SC. Outros eventos potencialmente associados com a hipersensibilidade como hipotensão, urticária e dispneia, que geralmente ocorreram em até 24 horas da administração de abatacepte SC também foram incomuns em ensaios clínicos.
Reconstituição:
Diluente: 10 ml Agua para injeção - usar seringa própria ( sem silicone)
Estabilidade após aberto: 24h refrigerado
Volume por ampola: 250 mg pó liofilizado
Concentração no frasco após recostituição: 25mg/ml
Diluição:
Diluente: soro fisiológico 0,9%
Volume final: 100 ml ( manter concentração final menor que 10mg/ml). Retirar o volume de soro equivalente ao que será adicionado do medicamento reconstituído
Estabilidade após diluição: 24h temperatura ambiente
PVC compatível, soro glicosado: compatível
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: sim usar equipo e capa foto
Via de Administração: EV
Potencial emético: baixo
Preparo:
Toda a preparação do medicamento Abatacepte IV deve ser realizada em condições assépticas e em capela de fluxo laminar.
Materiais
Luvas de procedimento /Luvas estéreis
Gase estéril
Álcool 70%
1 ampola de API de 10 ml
1 Equipo bomba fotossensível
1filtro 0,2 micra
1 Seringa 10 ml ou 20 ml
1 Agulha 40x12
1 bolsa de 100 ml SF 0,9%
Passos
1.Prepare o Soro Fisiol. de 100 ml com equipo e filtro preenchidos com o próprio soro do frasco.
2. Retiro a quantidade de soro equivalente ao que será inserido do medicamento.
3. inserir vagarosamente pelas paredes do frasco, 10ml de agua para injeção para reconstituir o pó de abatacepte utilizando a SERINGA DESCARTÁVEL SEM SILICONE FORNECIDA JUNTO COM CADA FRASCO. Para minimizar a formação de espuma em soluções de Abatacepte, o frasco deve ser girado suavemente até que os conteúdos estejam totalmente dissolvidos. Evite a agitação prolongada ou vigorosa. NÃO AGITE.
4. Ao concluir a dissolução do pó liofilizado, aspire o volume calculado e insira vagarosamente no bolsa de SF 0,9% já com o equipo preenchido.
5. Misture suavemente.
Tempo de infusão: 30 min EV
Orientações Gerais:
Usa equipo+ filtro 0,2 micra, retirar o vol de soro equivalente ao que ser inserido de medicamento.
Usar equipo foto + capa.
A solução deve ser clara e incolor a amarelo claro. Não a utilize caso haja presença de partículas, descoloração ou outras partículas estranhas.