Outros nomes: TESTE RESPIRATÓRIO PARA INTOLERÂNCIA AO SORBITOL, TESTE RESPIRATÓRIO PARA MÁ ABSORÇÃO AO SORBITOL, HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO PARA INTOLERÂNCIA AO SORBITOL, HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO PARA MÁ ABSORÇÃO AO SORBITOL, TESTE NO AR EXPIRADO PARA PESQUISA DE INTOLERÂNCIA AO SORBITOL, TESTE NO AR EXPIRADO PARA PESQUISA DE MÁ ABSORÇÃO AO SORBITOL
I -Fases do exame e tempo de duração
- Trata-se de uma prova de absorção, onde são realizadas dosagens de hidrogênio no ar expirado antes e após a administração de sorbitol via oral (jejum, 15, 30, 45, 60, 90, 120, 150 e 180 min).
- O teste tem duração aproximada de 180 minutos.
- Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarreia e vomito após o exame.
Restrição de Exame
- Não realizado: pacientes que tenham realizado cirurgia bariátrica; gastroplastia ou gastrectomia, ileostomia, colostomia.
- Quadro febril (paciente não pode estar com febre).
- Quadro agudo de vomito e diarreia.
- Problemas infecciosos odontológicos (dente ou gengiva).
- Infecção de COVID-19- intervalo de 15 dias do início dos sintomas para infecções leves e 30 dias do início dos sintomas para casos graves (internação).
II - Preparo
- Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida).
- É obrigatório fazer a dieta indicada nas instruções no dia anterior ao exame.
- Paciente não pode fumar 12 antes e durante o teste.
- O cliente não deve tomar laxante e pró cinético (bromoprida, domperidona, prucaloprida) por 2 dias antes do teste.
- O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta.
- Caso apresente diarreia nos dois dias que antecedem a prova ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa agendá-la novamente para outra data.
- Se forem solicitadas mais de uma prova de absorção e/ou sobrecarga (glicose, lactose, sacarose e/ou xilose) estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarreia após a realização, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarreico.
- Se forem solicitados mais de um teste respiratório, agendar primeiro o BACTRESP (TESTE RESPIRATÓRIO PARA SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO) e depois o LACTRESP (Absorção de frutose, hidrogênio do ar expirado).
- Agendar com no mínimo, 2 dias de intervalo entre os testes. Entretanto, caso haja diarreia após a realização, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarreico.
- Não realizado: pacientes que tenham realizado cirurgia bariátrica; gastroplastia ou gastrectomia, ileostomia, colostomia.
- Não manusear alcool durante o exame, nem para higienização das mãos e nem do equipamento.
As folhas de trabalho deverão ser escaneadas e incluídas no acesso gráfico juntamente com o pedido médico. O nome do paciente e número da ficha deverá ser encaminhado para assessoria médica do exame via sistema TEAMS. A assessoria médica realizará o laudo no sistema TESI.
Dosagem de hidrogênio no ar expirado por sensor eletroquímico
Se não ocorrer elevação de hidrogênio maior ou igual a 20 ppm do valor basal (jejum) em qualquer tempo do exame indica que houve absorção do sorbitol. Se houver elevação de hidrogênio maior ou igual a 20ppm do valor basal (jejum), em qualquer tempo do exame, sugere má absorção ao sorbitol. A presença de sintomas sugere intolerância ao sorbitol.
O teste é útil no diagnóstico de má-absorção e intolerância ao sorbitol. Se houver elevação do hidrogênio maior ou igual a 20ppm do valor basal (jejum), em qualquer tempo do exame, sugere má absorção ao sorbitol. O teste tem a limitação de diagnóstico em pacientes com microbiota intestinal produtora de metano e não de hidrogênio.