Acetato de Leuprorrelina, Lectrum, apenas aplicação, intramuscular

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento acetato de leuprorrelina LECTRUM® deve ser administrado por via intramuscular (IM) em adultos e em crianças com idade mínima de 2 anos. II - Critérios de realização A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante. Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da administração da medicação. Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. A administração de leuprorrelina LECTRUM® é realizada somente após entrevista médica presencial no dia da aplicação. No dia do atendimento, o cliente passará por uma entrevista com um médico do Fleury com o intuito de avaliar as condições clínicas para administrar o medicamento. Esse medicamento possui restrição: - Sintomas de infecção aguda, principalmente quadro febril; - Durante a gestação ou suspeita; - Amamentação; - Durante tratamento de fertilização; - Histórico de reação Alérgica ao medicamento; - Síndrome do QT longo; - Depressão; - Sangramento Vaginal sem causa definida.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre a leuprorrelina A leuprorrelina é um nonapeptídeo sintético análogo do hormônio liberador da gonadotrofina natural (GnRH ou LH-RH), que tem efeito inibitório da secreção de gonadotrofinas, sendo quimicamente distinto de esteroides sexuais. A administração regular da leuprorrelina leva à supressão da produção de hormônios sexuais por ovários e testículos. Esse efeito é completamente reversível com a suspensão do tratamento. II - Indicações da leuprorrelina As indicações não oncológicas da leuprorrelina são: endometriose, leiomioma uterino e puberdade precoce. As indicações oncológicas da leuprorrelina são: neoplasia de próstata e neoplasia de mama. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

A dose de leuprorrelina Lectrum® 3,75 mg ou 7,5 mg devem ser administradas por via intramuscular, uma vez ao mês ou conforme prescrição médica. 4.1 - Farmácia Reconstituição: Diluente: Diluente próprio Estabilidade após aberto: Uso imediato Concentração no frasco: 3,75 mg e 7,5 mg Diluição: não se aplica Estabilidade após diluição: Não se aplica Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: Não. Via de Administração: IM Potencial emético: muito baixo Preparo: Material: 1 par de luvas de procedimento/estéril Álcool 70% Gaze estéril Frasco de leuprolida pó liofilizado + diluente próprio (1 ml) 1 seringa 3ml 2 agulhas sendo 1 para aspirar e diluir o pó e outra para administração IM Passos: 1.Usando a seringa com uma das agulhas de calibre 22, retirar 1 ml do diluente da ampola necessário para cada apresentação. Qualquer sobra do diluente deve ser descartada. Atenção para a reconstituição da medicação é utilizado somente 1 ml do diluente. 2.Após retirar a tampa externa de proteção do frasco, injetar o diluente dentro do mesmo; 3.Agitar bem o frasco até que o pó e o diluente formem um líquido que pode ter uma aparência leitosa; 4.Imediatamente após a reconstituição da suspensão, retirar o conteúdo total do frasco através da mesma seringa e agulha. 5.Trocar a agulha pela agulha de aplicação IM, em caso de aplicação em crianças avaliar tecido muscular e utilizar agulha correspondente. Orientações Gerais do preparo: Não descrito necessidade de ajuste para função hepática nem renal.

Efeitos adversos

As reações mais comumente observadas ao uso de leuprorrelina são os fogachos. Outras reações adversas que podem ser observadas incluem: insônia, redução da libido, tonturas, cefaleia, parestesias, letargia, alterações de memória, astenia e disgeusia, visão turva, náuseas, vômitos, diarreia, hemorragia digestiva, equimoses, alopecia, ginecomastia, disfunção erétil, atrofia testicular, mialgias e alterações da função renal.

Farmácia

Reconstituição: Diluente: Diluente próprio Estabilidade após aberto: Uso imediato Concentração no frasco: 3,75mg e 7,5mg Diluição: não se aplica Estabilidade após diluição: Não se aplica Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: Não. Via de Administração: IM Potencial emético: muito baixo Preparo: Material: 1 par de luvas de procedimento/estéril Álcool 70% Gaze estéril Frasco de leuprolida pó liofilizado + diluente próprio (1 ml) 1 seringa 3ml 2 agulhas sendo 1 para aspirar e diluir o pó e outra para administração IM Passos: 1.Usando a seringa com uma das agulhas de calibre 22, retirar 1 ml do diluente da ampola necessário para cada apresentação. Qualquer sobra do diluente deve ser descartada. 2.Após retirar a tampa externa de proteção do frasco, injetar o diluente dentro do mesmo; 3.Agitar bem o frasco até que o pó e o diluente formem um líquido que pode ter uma aparência leitosa; 4.Imediatamente após a reconstituição da suspensão, retirar o conteúdo total do frasco através da mesma seringa e agulha. 5.Trocar a agulha pela agulha de aplicação IM Tempo de Administração: IM Orientações Gerais: Não descrito necessidade de ajuste para função hepática nem renal. Podemos associar duas doses de mesma concentração ou de concentrações diferentes na mesma seringa para obter a dose desejada.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.