Manual de exames

Acidificação Urinária, Prova de, sangue total e urina

Outros nomes: CLORETO DE AMONIO, TESTE DE SOBRECARGA COM, NEFROCALCINOSE, PROVA DE ACIDIFICACAO URINARIA, NEFROLITIASE, PROVA DE ACIDIFICACAO URINARIA, Prova de acidificação urinária, Acidificação Urinária, Prova

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame
- Trata-se de uma prova na qual são colhidas amostras de sangue e urina.

II - Preparo
- O cliente não pode tomar laxante na véspera da prova.
- Para a realização do exame, é necessária a ingestão do cloreto de amônio, o que pode causar náuseas e vômitos. Por este motivo, as pessoas que apresentam vômitos com facilidade, podem fazer uso de medicamentos que inibem os vômitos (antieméticos), aproximadamente uma hora antes do exame ou de acordo com a orientação do médico assistente.
- Para menores de 5 anos, é necessário consultar o médico assistente sobre a conveniência da administração do antiemético, a dose e o medicamento mais adequado.

III - Duração
- Este exame tem duração aproximada de cinco horas.

Processamento e adequação da amostra

- Inclui BIC (tempo 180 minutos);
- Medir o pH das urinas nos tempos: 0, 60, 120, 180, 240 e 300 min;
- ATENÇÃO: quando algum pH urinário for 5,4 ou menor, avisar a enfermagem para suspender a prova. Se for a primeira amostra, trocar o exame por PHUR e comunicar o médico do atendimento. Se for amostra de outro período, encerrar a prova e comunicar o médico do atendimento, sem modificar a ficha de exames.
- Para dosagem de BIC (seringa heparinizada), realizar a dosagem o quanto antes após a coleta no equipamento EPOC disponível na unidade.
- Registrar os valores do pH da urina na ficha do cliente e na folha de trabalho.
- Transcrever corretamente para o sistema os resultados do pH de cada tempo, utilizando a rotina TRD para digitação e TRL para a liberação.
Importante:
1) Se a prova for interrompida devido pH inferior a 5,4, a digitação do resultado do tempo correspondente deve ser escrito PROVA SUSPENSA para cada tempo suspenso.

Método

- Determinação do pH urinário por método de tiras reagentes; bicarbonato sangüíneo por método potenciométrico indireto.

Valor de referência

- É esperada redução do pH urinário a valores inferiores a 5,4 em pelo menos uma das amostras de urina coletada após sobrecarga com cloreto de amônio.

Interpretação e comentários

- Esta prova serve para detectar defeitos tubulares de acidificação urinária, que podem levar o indivíduo à formação de cálculos urinários calcificados ou à nefrocalcinose. A medida do bicarbonato sangüíneo tem a finalidade de documentar a absorção do cloreto de amônio, evidenciada por uma acidose.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura