Acidificação Urinária, Prova de, sangue total e urina

Outros nomes:
CLORETO DE AMONIO, TESTE DE SOBRECARGA COM
NEFROCALCINOSE, PROVA DE ACIDIFICACAO URINARIA
NEFROLITIASE, PROVA DE ACIDIFICACAO URINARIA
PROVA DE ACIDIFICACAO URINARIA
ACIDIFICAÇÃO URINÁRIA, PROVA

Jejum

Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Trata-se de uma prova na qual são colhidas amostras de sangue e urina. II - Preparo - O cliente não pode tomar laxante na véspera da prova. - Para a realização do exame, é necessária a ingestão do cloreto de amônio, o que pode causar náuseas e vômitos. Por este motivo, as pessoas que apresentam vômitos com facilidade, podem fazer uso de medicamentos que inibem os vômitos (antieméticos), aproximadamente uma hora antes do exame ou de acordo com a orientação do médico assistente. - Para menores de 5 anos, é necessário consultar o médico assistente sobre a conveniência da administração do antiemético, a dose e o medicamento mais adequado. III - Duração - Este exame tem duração aproximada de cinco horas.

Processamento e adequação da amostra

- Inclui BIC (tempo 180 minutos); - Medir o pH das urinas nos tempos: 0, 60, 120, 180, 240 e 300 min; - ATENÇÃO: quando algum pH urinário for 5,4 ou menos, avisar a enfermagem para suspender a prova. Se for a primeira amostra, trocar o exame por PHUR e comunicar o médico do atendimento. Se for outra amostra, encerrar a prova e comunicar o médico do atendimento, sem modificar a ficha de exames. - Encaminhar a amostra de BIC à seção, no máximo até 5h após a coleta. - Registrar os valores do pH da urina no terminal, na ficha do cliente e na folha de trabalho. - Enviar os frascos de urina e a folha de trabalho à seção, somente no final da prova.

Método

- Determinação do pH urinário por método de tiras reagentes; bicarbonato sangüíneo por método potenciométrico indireto.

Valor de referência

- É esperada redução do pH urinário a valores inferiores a 5,4 em pelo menos uma das amostras de urina coletada após sobrecarga com cloreto de amônio.

Interpretação e comentários

- Esta prova serve para detectar defeitos tubulares de acidificação urinária, que podem levar o indivíduo à formação de cálculos urinários calcificados ou à nefrocalcinose. A medida do bicarbonato sangüíneo tem a finalidade de documentar a absorção do cloreto de amônio, evidenciada por uma acidose.

Jejum

Acima de 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822