Manual de exames

Ácido Ascórbico, plasma

Outros nomes: Vitamina C, Pesquisa e dosagem no sangue ácido ascórbico, Pesquisa e dosagem no sangue vitamina C, Dosagem no sangue ascorbato, Dosagem de vitamina C sangue, Dosagem de ácido ascórbico sangue, Fator de proteção escorbuto

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até manipulação.
-Centrifugar e aliquotar a amostra o mais rápido possível, não ultrapassando o período de 48 horas após a coleta.
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos preferencialmente a 4 ºC, podendo ser centrifugado em temperatura ambiente.

ATENÇÃO: após a centrifugação, o procedimento abaixo deve ser IMEDIATO.

- Aliquotar em 1 tubo de alíquota âmbar: 0,4 mL de plasma + 0,4 mL de ácido perclórico 10% com 1% de ácido metafosfórico (volume específico por tubo de alíquota).
- Agitar, vigorosamente, por 30 segundos.
- Enviar à seção CONGELADO.

IMPORTANTE:
É fundamental respeitar o volume de alíquota indicado (0,4 mL de plasma e 0,4 mL de ácido perclórico 10% com 1% de ácido metafosfórico). Esta informação de volume é utilizada no cálculo para determinar a concentração de ácido ascórbico e não pode ser alterada.

ATENÇÃO: Amostras hemolisadas devem ser recusadas. O ácido ascórbico degrada rapidamente sob hemólise, a temperatura ambiente e/ou se exposto a luz.



Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada(2-8 ºC): não aceitável;
Congelada(-20 ºC): 10 dias (após processamento imediato).

Método

Cromatografia líquida de alta eficiência acoplado a espectrofotômetro (HPLC/UV-Vis).

Valor de referência

De 0,4 a 2,0 mg/dL.

Interpretação e comentários

A dosagem de ácido ascórbico, ou vitamina C, é útil na avaliação nutricional e na detecção de estados de deficiência dessa vitamina. O ácido ascórbico é essencial para a amidação enzimática de neuropeptídeos, na produção de hormônios esteroides corticais adrenais, na promoção da conversão de tropocolágeno ao colágeno (maturação do colágeno) e no metabolismo da tirosina e do folato. Além disso, desempenha um papel no metabolismo de lipídios e de vitaminas e é um potente agente redutor ou antioxidante.
A deficiência de vitamina C causa o escorbuto, que ocasiona sangramento subperiosteal, gengival e subcutâneo, em decorrência da fragilidade do colágeno. Os primeiros sintomas podem incluir fraqueza, cansaço fácil e apatia, assim como falta de ar e dores nas articulações, ossos e músculos. Essa condição, no entanto, é atualmente bastante rara em decorrência da ampla oferta de alimentos contendo vitamina C. Ocasionalmente, porém, o escorbuto pode ser constatado em indivíduos com hábitos alimentares muito inadequados ou associado ao alcoolismo e à insuficiência renal. A deficiência de vitamina C, ainda, é observada em pacientes com anorexia.
Por outro lado, o benefício do uso de megadoses de vitamina C não está provado.
Depois de consumir a vitamina C, os valores de plasma aumentam rapidamente dentro de uma a duas horas e atingem a concentração de pico no espaço de três a seis horas.
Valores tóxicos não estão estabelecidos e a via de excreção é renal.

Orientações necessárias

ATENÇÃO:
Este exame necessita de preparo.

- O exame possui restrição de dias/horários e unidades para a realização. É necessário entrar em contato com a Central de Atendimento para obter as devidas informações para realização.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura