Ácido Delta Amino Levulínico, urina

Outros nomes:
DELTA AMINO LEVULINICO, ACIDO
LEVULINICO, ACIDO DELTA AMINO
ÁCIDO DELTA AMINO LEVULÍNICO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado apenas em material de urina colhida durante 24 horas. - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - Se possível, recomenda-se a suspensão do uso de medicamentos nos três dias que antecedem a coleta (a critério do médico assistente). - Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas 48 horas que antecedem o exame e, idealmente, devem colher a amostra fora do período da menstruação. - O material precisa ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar e medir o volume total; - Medir o pH, que NÃO deverá estar superior a 5,0 - Aliquotar 4 mL em tubo ambar. - Anotar volume total na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra. - Enviar à seção em temperatura ambiente. - Rejeitar amostras não protegidas da luz, pH superior a 5,0 ou alíquotas com volume inferior a 20 mL. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. ATENÇÃO - Para crianças de 0 a 5 anos, quando solicitado pela Enfermagem, retirar do frasco 50% do conservante, alterando a quantidade constante no rótulo. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Colorimétrico.

Valor de referência

1,3 - 7,0 mg/24 horas.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil no diagnóstico de porfirias e como teste indireto de exposição e intoxicação por chumbo. O ácido deltaminolevulínico (ALA) é um metabólito intermediário da síntese do anel porfirínico, que faz parte da hemoglobina, da mioglobina e dos citocromos. O ALA eleva-se durante a fase aguda da porfiria aguda intermitente, da coproporfiria hereditária e da porfiria variegata, podendo ser normal fora dessas crises. - Tais doenças apresentam manifestações clínicas bastante semelhantes, caracterizadas por episódios intermitentes de dor abdominal, neuropatia periférica e distúrbios psiquiátricos, muitas vezes precipitados por medicamentos como barbitúricos. É possível ainda encontrar o ALA elevado durante a gestação, na tirosinemia hepatorrenal e na intoxicação por chumbo. Neste último caso, observa-se ainda o aumento das coproporfirinas, enquanto o porfobilinogênio se mostra normal ou diminuído. Em crianças, a determinação do ALA é mais sensível na avaliação de intoxicação por chumbo do que a determinação da plumbemia.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822