Ácido Fólico, soro

Outros nomes:

FOLATO, MATERIAIS ENVIADOS

Anemia Megalobastica, Folato

Vitamina, B9

Vitamina, M

Folatemia, Ácido Fólico

Folico, Ácido Fólico

ACIDO FOLICO PARA REGIONAIS

FOLATO PARA REGIONAIS

Orientações necessárias

- Exame realizado apenas em material enviado. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo plástico estéril - Enviar à seção, congelado. - Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL); Interferentes: hemólise Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência

Valor de referência

- Superior a 3,9 ng/mL

Interpretação e comentários

- O folato (ácido fólico) é importante para a manutenção da hematopoiese e para o desenvolvimento normal do feto. Sua deficiência acarreta anemia megaloblástica e, caso ocorra durante a gestação, pode levar a malformações fetais, especialmente defeitos do fechamento do tubo neural (meningomielocele e anencefalia). A concentração de folato nas hemácias retrata melhor a condição nutricional do indivíduo do que sua concentração sérica. A deficiência de folato é em geral consequente a déficit de ingestão e encontrada com mais frequência na gestação e no alcoolismo crônico. A hemodiálise e drogas como fenitoína, barbitúricos, valproato e nitrofurantoína podem ocasionar deficiência de folato. Finalmente, pode haver expoliação de folato em hepatopatias, anemias hemolíticas, talassemia e neoplasias. Por terem estrutura química semelhante ao ácido fólico, o ácido folínico (leucovorin) e o methotrexate podem falsamente elevar os níveis de ácido fólico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.