Ácido Homovanílico, urina - amostra isolada

Outros nomes:
ÁCIDO HOMOVANILICO, DOSAGEM NA URINA ISOLADA
HOMOVANILICO, ACIDO NA URINA ISOLADA
ÁCIDO HOMOVANÍLICO NA URINA ISOLADA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- Para menores de 14 anos colher amostra isolada de urina. E para adultos vide HVA (urina colhida durante 24 horas). - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame no período menstrual.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 1 tubo plástico com capacidade para 4 mL; - Enviar à seção, refrigerado. - Volume mínimo: 4 mL OBS.: Para menores de 14 anos, urina de amostra isolada, colher sem conservante e acidificar na Distribuição, adicionando gotas de HCL p. a, até que o pH atinja o valor igual a 4. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Crianças: em µ/mg de creatinina: - abaixo de 1 ano; inferior a 35 - maior ou igual a 1 ano: inferior a 23 - 2 a 4 anos: inferior a 13,5 - 5 a 9 anos: inferior a 9 - 10 a 14 anos: inferior a 12

Interpretação e comentários

- É possível encontrar níveis elevados de ácido homovanílico (HVA) em feocromocitomas, neuroblastomas e gangliomas. O HVA é o metabólito final da dopamina, sendo excretado na urina. Por isso é que pessoas que tomam L-dopa podem apresentar resultados falso-positivos.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822