Ácido Homovanílico, urina - amostra isolada

Outros nomes:

ÁCIDO HOMOVANILICO, DOSAGEM NA URINA ISOLADA

HOMOVANILICO, ACIDO NA URINA ISOLADA

ÁCIDO HOMOVANÍLICO NA URINA ISOLADA

Orientações necessárias

- Para menores de 14 anos colher amostra isolada de urina. E para adultos vide HVA (urina colhida durante 24 horas). - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame no período menstrual.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 1 tubo plástico com capacidade para 4 mL; - Enviar à seção, refrigerado. - Volume mínimo: 4 mL OBS.: Para menores de 14 anos, urina de amostra isolada, colher sem conservante e acidificar na Distribuição, adicionando gotas de HCL p. a, até que o pH atinja o valor igual a 4. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Crianças: em µ/mg de creatinina: - abaixo de 1 ano; inferior a 35 - maior ou igual a 1 ano: inferior a 23 - 2 a 4 anos: inferior a 13,5 - 5 a 9 anos: inferior a 9 - 10 a 14 anos: inferior a 12

Interpretação e comentários

- É possível encontrar níveis elevados de ácido homovanílico (HVA) em feocromocitomas, neuroblastomas e gangliomas. O HVA é o metabólito final da dopamina, sendo excretado na urina. Por isso é que pessoas que tomam L-dopa podem apresentar resultados falso-positivos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.