Ácido Metilmalônico, soro

Outros nomes:
ÁCIDO METILMALÔNICO NO SORO
ÁCIDO METILMALÔNICO NO SANGUE

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Centrifugar 10 minutos 2200 g, a 18 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo seco; - Enviar à seção, refrigerado - Volume mínimo aceitável de soro: 0,5 mL. Volume desejável: 1 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20º C): 1 mês.

Método

- Cromatografia líqüida/ Espectrometria de massa em tandem (LC-MS/MS).

Valor de referência

- Inferior ou igual a 0,50 microMol/L.

Interpretação e comentários

- O ácido metilmalônico eleva-se quando há deficiência de vitamina B12 (cobalamina), sendo útil para estabelecer esse diagnóstico e igualmente para acompanhar pessoas com determinados erros inatos do metabolismo bastante raros, como acidemia metilmalônica e defeitos do metabolismo da B12. - A deficiência dessa vitamina pode ser provocada por dieta vegetariana estrita, déficit nutricional, gastrite atrófica, doenças inflamatórias intestinais, entre outras causas, e ocasiona problemas neurológicos que podem se tornar irreversíveis se não forem adequadamente tratados. - Produzido pela degradação de certos aminoácidos, do colesterol, de alguns ácidos graxos e de pirimidinas, o ácido metilmalônico se transforma em ácido succínico pela ação da enzima metilmalonil-CoA mutase, que tem a vitamina B12 como co-fator essencial. O fato é que, na prática, esse ácido é considerado um marcador mais sensível de deficiência de B12 do que a própria dosagem da cobalamina, uma vez que retrata melhor os teores intracelulares dessa vitamina, além de ser mais estável e abundante.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822