Ácido Orótico, urina

Outros nomes:
OROTICO, ACIDO
OROTICO, ACIDO, NA URINA
ÁCIDO ORÓTICO NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina em frasco plástico padrão (volume mínimo 3 ml). - Congelar a -20 ºC. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8ºC): não aceitável; Congelada: 30 dias.

Método

- Colorimétrico.

Valor de referência

- Menor de 2 semanas: 1,4 - 5,3 mmol/mol creatinina - 2 semanas a 1 ano: 1,0 - 3,2 mmol/mol creatinina - 2 anos a 10 anos: 0,5 - 3,3 mmol/mol creatinina - Igual ou superior a 11 anos: 0,4 - 1,2 mmol/mol creatinina

Interpretação e comentários

- Este exame serve para a avaliação de portadores de hiperamoniemia, tanto em decorrência de defeitos do ciclo da uréia quanto por comprometimento do transporte de aminoácidos dibásicos. O ácido orótico também pode se elevar por defeito na síntese de pirimidinas, como ocorre na acidúria orótica hereditária. - Três dos erros do ciclo da uréia (deficiência da ornitina transcarbamilase, citrulinemia e argininemia) caracterizam-se por níveis altos de amônia plasmática e acidúria orótica. As dosagens de amônia, citrulina, arginina e ornitina no plasma e a de ácido orótico na urina contribuem para o diagnóstico diferencial dos erros do ciclo da uréia.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 3 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822