Ácido Oxálico, urina

Outros nomes:
DOSAGEM DE OXALATO NA URINA
NEFROLITIASE, OXALATO NA URINA
OXALATO NA URINA, DOSAGEM DE
OXALATO, OXALURIA
OXALATURIA
OXALOSE
OXALURIA
OXALURIA, AVALIACAO DE
RIM, OXALATO NA URINA
ÁCIDO OXÁLICO NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 6 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado apenas em material de urina colhida durante 24 horas. - Nos três dias anteriores ao início da coleta, o cliente não deve ingerir vitamina C na forma de cristais ou cápsulas ou em qualquer formulação farmacêutica. - Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas últimas 24 horas antes de começarem a coleta e, idealmente, não devem fazer o exame durante a menstruação. - O cliente precisa retirar, no Fleury, o frasco adequado e as instruções necessárias. - O material deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar e medir o volume total; - Aliquotar 4 mL em 1 tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL; - Acidificar a alíquota de urina, com ácido. clorídrico 50% (HCL 10 mL/L)., até atingir o pH entre 3 e 5. Adicionar o ácido clorídrico 50% de uma em uma gota, medindo o pH até atingir a faixa entre 3 e 5. - Anotar o volume total na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra; - Enviar ao setor técnico em temperatura ambiente; - Volume ideal: 4 mL; volume mínimo: 2 mL. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação.

Método

- Colorimétrico, enzimático.

Valor de referência

Homens: 17 - 43 mg/24h Mulheres: 24 - 47 mg/24h Crianças: - sexo masculino (< 13 anos): 13 - 28 mg/24 horas - sexo feminino (< 14 anos): 8 - 36 mg/24 horas

Interpretação e comentários

- Em condições normais, o oxalato urinário é derivado da dieta, particularmente do metabolismo do ácido ascórbico e da glicina. A administração de doses elevadas de ácido ascórbico (vitamina C) pode causar elevação nos níveis urinários de oxalato. Na hiperoxalúria primária, os valores se encontram entre 100 e 600 mg/24 horas. Na hiperoxalúria secundária, que se deve a doenças inflamatórias intestinais, à enterocolite e à redução do intestino delgado, entre outras causas, a excreção geralmente fica entre 60 e 100 mg/24 horas. As duas formas de hiperoxalúria podem ser causas de formação de cálculos urinários, razão pela qual o teste é útil na avaliação de indivíduos com nefrolitíase. Vale salientar que níveis elevados de oxalato são também encontrados na intoxicação por polietilenoglicol.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822