Ácido Úrico, Depuração, soro e urina

Outros nomes:

CLEARENCE DE ACIDO URICO

URICO, ACIDO, DEPURACAO

ÁCIDO ÚRICO, DEPURAÇÃO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado em sangue e em urina de 12 horas noturnas, 24 horas ou de outro período de tempo solicitado pelo médico. II - Critérios de realização - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - Na véspera do exame, o cliente não deve tomar laxante. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame na ocasião da menstruação. III - Prazo de entrega do material - A urina deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta. Atenção: - O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.

Processamento e adequação da amostra

- Responder a pergunta técnica com os horários de início e fim da coleta de urina de 12 horas. SANGUE - Aguardar 30 minutos. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC. - Não aliquotar. Enviar a seção em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias Congelada (-20 ºC): 6 meses URINA - Medir o volume. - Aliquotar 4 mL em 1 tubo Vacutainer (plástico estéril) com capacidade para 4 mL. - Anotar volume total na ficha do cliente e responder a pergunta técnica no sistema SAD - Enviar o soro e a urina à seção em temperatura ambiente. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias Congelada (-20 ºC): 1 ano

Método

- Para Ácido úrico (soro e urina): Enzimático colorimétrico. - Para Creatinina (soro e urina): Cinético colorimétrico.

Valor de referência

- A depuração de ácido úrico é melhor interpretada se comparada com à de creatinina, da qual corresponde a 6 - 12%.

Interpretação e comentários

- A medida do ritmo de depuração renal do ácido úrico é importante na caracterização das hipouricemias, uma vez que, em tais condições, o teste permite diferenciar a síntese reduzida do ácido úrico de excreção urinária aumentada. Essa elevação pode ocorrer por distúrbios tubulares, que podem ser congênitos ou adquiridos, neste último caso sobretudo pelo uso de drogas uricosúricas. Em condições normais, a depuração do ácido único corresponde a 6-12% do volume de plasma filtrado. Assim, esse indicador é mais bem interpretado se comparado à depuração de creatinina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.