Ácido Úrico, Prova rápida, sangue total

Orientações necessárias

- Exame não necessita de preparo

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material o mais rápido possível ao laboratório em temperatura ambiente.

Método

Fotometria de Reflectância

Valor de referência

Sexo feminino: 2,4 a 5,7 mg/dL; Sexo Masculino: 3,4 a 7,0 mg/dl.

Interpretação e comentários

O ácido úrico é o metabólito final das purinas no ser humano. É excretado pelos rins e seu nível sérico depende do equilíbrio entre ingestão, síntese endógena, filtração glomerular e sistemas complexos de reabsorção e excreção tubular. Não há correlação entre o nível sérico e o urinário de ácido úrico. - Sua determinação é útil no diagnóstico das hiperuricemias, como as encontradas na gota, na calculose e na nefropatia úricas, na insuficiência renal e também em neoplasias, leucemias, linfomas, mieloma, policitemia, toxemia da gravidez, psoríase e glicogenose tipo I. O ácido úrico também está associado com hiperlipidemia, obesidade, diabetes, ingestão de álcool, acromegalia, sarcoidose e hipertensão. É importante seu acompanhamento nos pacientes com síndrome metabólica. Há proposição de considerar o ácido úrico fator de risco independente para doença cardiovascular. Por outro lado, seus níveis encontram-se reduzidos em situações como síndrome de Fanconi, doença de Wilson e secreção inapropriada de hormônio antidiurético. Além disso, há diminuição do ácido úrico sob efeito de drogas como alopurinol, Aspirina® em altas doses, contrastes radiológicos e vitamina C em doses elevadas. Existe boa correlação entre os valores obtidos pelo teste rápido e o método convencional de determinação deste analito.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.