ÁCIDO ZOLEDRÔNICO (ZOMETA®), Intravenoso

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento ácido zoledrônico deve ser administrado por via endovenosa (aplicado na veia) em adultos com mais de 18 anos. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com solicitação médica. - Não é necessário jejum, mas o paciente deve evitar refeições pesadas nas últimas 4 horas que antecedem a infusão. A administração de ácido zoledrônico é realizada somente após entrevista médica - No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o ácido zoledrônico - O ácido zoledrônico é medicamento que pertence à classe dos bisfosfonatos. É inibidor da enzima farnesil pirofosfato sintase, presente em osteoclastos, e consequentemente, inibe a reabsorção óssea mediada por estas células. A ação seletiva dos bisfosfonatos no osso tem como base sua alta afinidade pelo osso mineralizado. O ácido zoledrônico é rapidamente distribuído no osso e se acumula preferencialmente nos locais de alta remodelação óssea. A longa duração da ação do medicamento é atribuída a sua alta afinidade de ligação ao sítio ativo da farnesil pirofosfato sintase e a sua forte afinidade de ligação ao mineral ósseo. II - Indicações do ácido zoledrônico As indicações, em bula, para uso do Zometa incluem hipercalcemia induzida por tumor (? 12,0mg/dL, corrigido para albumina sérica), prevenção de perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico baseado em hormônios (neoplasia de mama ou de próstata) e prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com metástases ósseas (fraturas patológicas, compressão medular, radioterapia e cirurgia ortopédica ou hipercalcemia induzida por tumor). OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO. III - Precauções Para receber o ácido zoledrônico, o paciente deve estar hidratado. Deve-se ter atenção especial com indivíduos idosos em terapia diurética. Em pacientes com insuficiência renal, o ácido zoledrônico deve ser administrado com cautela em pacientes com doença renal prévia e sua dose deve ser ajustada. Se clearence de creatinina > 60mL/min, administrar 4mg; se clearence de creatinina 50-60mL/min, administrar 3,5mg; se clearence de creatinina 40-49mL/min, administrar 3,3mg; se clearence de creatinina 30-39mL/min, administrar 3,0mg. Evitar o uso de Zometa se clearence de creatinina < 30mL/min. O uso do ácido zoledrônico deve ser evitado em pacientes que apresentam hipocalcemia ou com histórico de hipersensibilidade ao ácido zoledrônico ou a qualquer componente do medicamento. Pacientes em tratamento com ácido zoledrônico devem estar em uso concomitante de reposição de cálcio e vitamina D. O uso do ácido zoledrônico não é recomendado para pacientes pediátricos, pois a segurança e a eficácia deste medicamento não foram estabelecidas para esse grupo de pacientes. Em relação ao risco de se desenvolver osteonecrose de mandíbula com o uso de ácido zoledrônico, é importante manter a saúde bucal e a higiene oral. O paciente deve evitar realizar procedimentos dentários invasivos durante o tratamento. Atenção especial deve-se dar ao desenvolvimento de fraturas atípicas de fêmur, em pacientes com uso de ácido zoledrônico e outros bisfosfonatos, em longo prazo. Essas fraturas se desenvolvem em diáfise do fêmur ou em região subtrocantérica, mesmo com trauma mínimo e podem levar à dor na coxa e/ou na virília.

Doses e intervalos

- O ácido zoledrônico deve ser administrado na dose de 4mg por via intravenosa uma vez ao ano.

Efeitos adversos

- Os principais eventos adversos associados à administração do ácido zoledrônico incluem os seguintes sintomas pós-dose: febre, mialgias, sintomas similares aos da gripe, artralgias e cefaleia. A maioria deles ocorre em até os 3 primeiros dias após a administração do medicamento e teve intensidade de leve a moderada, regredindo em até 3 dias após o início da reação. A incidência desses sintomas diminuiu nas doses subsequentes do ácido zoledrônico. A administração de ibuprofeno ou de paracetamol reduz em aproximadamente 50% a incidência dos sintomas pós-dose de ácido zoledrônico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822