Ácidos Orgânicos, urina

Outros nomes:
ACIDOS ORGANICOS URINA
ORGANICOS, ACIDOS, NA URINA
ORGANO ACIDOS URINARIOS
ÁCIDOS ORGÂNICOS NA URINA
CROMATOGRAFIA DE ÁCIDOS ORGÂNICOS NA URINA
PAINEL AMPLIADO PARA ÁCIDOS ORGÂNICOS NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 25 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Para realizar a coleta, é necessário que o cliente fique duas horas sem urinar. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame na ocasião da menstruação. Atenção: No resultado serão referidos os valores anormais que sejam clinicamente relevantes e não serão referidos quantitativamente os valores normais."

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina (adulto) e 3 mL (mínimo) de urina (criança) em frasco plástico. - Congelar a -20 ºC Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Cromatografia gasosa tendo como detector espectrômetro de massa (GC/MS).

Valor de referência

- É apresentado um resultado com descrição das anormalidades e interpretação. São referidos os valores anormais que sejam clinicamente relevantes.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil na avaliação de indivíduos com suspeita de erro inato do metabolismo, acompanhado ou não de acidose. - Os ácidos orgânicos são produzidos por muitas vias metabólicas e também por bactérias intestinais. Difundem-se rapidamente para o sangue, sendo depurados e concentrados na urina. Existem diversos erros metabólicos que se caracterizam pelo acúmulo de ácidos orgânicos e que podem surgir com ou sem acidose metabólica. A sintomatologia das acidemias orgânicas é muito variável e inclui encefalopatia aguda, retardo do desenvolvimento neuromotor, movimentos involuntários, ataxia e cardiomiopatia. A apresentação pode ser crônica ou aguda e os sintomas costumam se precipitar após quadro infeccioso ou imunização. - Como a eliminação urinária de ácidos orgânicos pode ter caráter intermitente, os resultados de sua determinação urinária devem ser avaliados em conjunto com outros exames laboratoriais, como a determinação de amônia, lactato, aminoácidos plasmáticos e aminoácidos urinários. - Entre as doenças que se apresentam com aumento na excreção de ácidos orgânicos, e que podem ser detectadas ou sugeridas por este teste, temos: -- acidemias metilmalônica e propiônica, caracterizadas por distúrbio da consciência, acidose, plaquetopenia e leucopenia, de aparecimento neonatal; -- defeitos da betaoxidação de lípides: aumento da eliminação de ácidos dicarboxílicos (adípico, subérico e sebácico) e de acilglicinas (propionil, suberil e hexanoilglicina). Do ponto de vista clínico, observam-se episódios de coma acompanhados de hepatopatia (semelhantes à síndrome de Reye), intolerância ao jejum e vômitos de repetição. Pode ocorrer morte súbita; -- acidúria glutárica tipo I: aumento da eliminação de ácido glutárico e 3-OH-glutárico. Manifesta-se por macrocrania e distúrbios do movimento com características extrapiramidais, muitas vezes iniciados de forma abrupta.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 3 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822