Outros nomes: Fotodermatocopia digital do couro cabeludo e fios, segmento , Fotodermatoscopia digital do couro cabeludo e fios, segmento
Couro cabeludo e áreas com pelos da face e corpo
I - Informações sobre o exame
- A tricoscopia é um exame diagnóstico não invasivo que realiza a documentação fotográfica digitalizada do couro cabeludo e de áreas com pelo, que o cliente apresente necessidade de avaliação e acompanhamento. Dessa forma, permite uma análise detalhada de alopecias e o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo.
- Caso tenha resultados anteriores deste exame realizados no Grupo Fleury, sinalizar o atendimento no dia do exame.
- A duração do exame varia entre 15 e 30 minutos aproximadamente.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O exame pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, desde que haja indicação médica. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.
- O exame de tricoscopia não tem contra-indicações para grávidas ou para mulheres que estejam amamentando, tampouco para pessoas que façam uso de qualquer medicamento, marca-passo, prótese metálica, etc.
- Por se tratar de um exame que investiga qualquer área com pelo, pode ser necessário estar despido para se submeter a essa avaliação. Eventuais restrições a esse requisito devem ser comunicadas no dia, antes da realização do exame.
- Pessoas que tenham necessidades especiais de locomoção ou que precisem de auxílio para se vestirem ou ficarem em pé, recomendamos virem acompanhadas.
- Para a realização do exame de triscocopia não deve ser feito o uso de maquiagem, inclusive resquícios de rímel, sombra, pigmentos no cabelo ou couro cabeludo 48 horas antes e fotoprotetores no dia.
- Fazer a lavagem do cabelo 48 horas antes, deixar sem lavar por 48 horas.
- Em caso de tintura dos fios , não realizar tinturas caseiras ou sprays com cor 07 dias antes. Não vir com resquícios de tinta no couro cabeludo;
-Não vir com próteses capilares (couro cabeludo, sobrancelha ou cílios) , alongamentos ou apliques que não possam ser removidos no dia .
- Se houver biópsias prévias do couro cabeludo ou área a ser avaliada, por gentileza trazer o exame anátomopatológico.
- Nesse caso é o acompanhamento do caso, será baseado na referência utilizada no exame inicial .
- Caso haja necessidade de acompanhamento do caso, será realizado uma marcação em couro cabeludo com tinta, neste caso será feita pequena marca puntiforme com tinta e agulha estéril e descartável que resulte numa tatuagem temporária no couro cabeludo.
ATENÇÃO:
- O cliente deve seguir corretamente todos os preparos/orientações, para que não ocorra a impossibilidade de realização do exame.
- Caso não se enquadre aos preparos, no dia do exame pode haver a impossibilidade de realizar ação completa, surgindo a necessidade de retornar para concluir o exame.
Fotografias digitalizadas e tricoscopia das áreas afetadas, Fotos Macroscópicas: frontais, topo, temporal direita esquerda e occipital e outros locais com pelos se necessario.
Fotos Microscópicas: Marcação dependente da patologia.
Acompanhamento: Algum sinal natural ou tatuagem.
- Será realizado o acompanhamento , baseado pela marcação do exame anterior, também será listado os achados da tricoscopia serão listados e conforme padrões e evolução poderão ser classificadas nos tipos de alopecia e poder ser avaliado a evolução do caso com os tratamentos feitos pelo médico encaminhador.
É a dermatoscopia de cabelo e couro cabeludo.
É um exame de imagem, não-invasivo.
Função: auxilio diagnóstico com mais precisão dos distúrbios do cabelo e couro cabeludo, acompanhamento de alopecias em evolução e tratamento e guiar biópsia.