Manual de exames

Acuidade Visual, a laser, Olho, direito

Outros nomes: Acuidade Visual, a laser, unilateral ou monocular do olho direito, Medida da visão a laser, unilateral ou monocular do olho direito, Acuidade Visual Potencial, unilateral ou monocular do olho direito, Potencial de visão, unilateral ou monocular do olho direito, Potencial da acuidade visual, unilateral ou monocular do olho direito, PAM unilateral ou monocular do olho direito

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame
- Neste exame, é necessário o uso de colírio para dilatar as pupilas. Poderá ocorrer embaçamento visual por cerca de seis horas. Desta forma, não é recomendável dirigir após o exame, razão pela qual sugerimos a presença de um acompanhante maior de 18 anos.
- Recomenda-se trazer óculos escuros para reduzir o desconforto causado pela dilatação das pupilas.
- Caso haja restrição para midríase (colírio), favor trazer pedido médico especificando.
- O médico examinador precisa da cooperação do cliente para fixar o olhar durante o exame.
- Não é possível fazer esta medida de acuidade visual em analfabetos, crianças pequenas não-alfabetizadas ou pessoas com retardo mental grave.
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.

II - Preparo
- No dia do exame o cliente deve suspender o uso dos colírios à base de pilocarpina (Pilocarpina colírio®, Isopto Carpine®, Pilocan® e Pilosol®), pois são mióticos (causam contração da pupila). Outros tipos de colírios podem ser usados normalmente.

Interpretação e comentários

- Este método de medida da acuidade visual avalia o potencial de visão, mesmo em casos de opacidade relativa de meios (catarata, hemorragia vítrea e leucoma). Assim, é capaz de fornecer o prognóstico do desempenho visual de uma operação, podendo ser decisivo na indicação de uma intervenção cirúrgica. Convém salientar, porém, que se trata de uma técnica subjetiva, que depende da resposta do cliente.
- O exame está indicado no pré-operatório de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa e vitrectomia, entre outras, assim como na avaliação pós-operatória de cirurgia de catarata e transplante de córnea e no acompanhamento de doenças corneanas.
- A resposta é dada de acordo com o método mais freqüente de medição de acuidade visual, ou seja, a escala de Snellen. Como a acuidade visual é uma medida exponencial, um resultado de 20/400 representa uma visão baixa, enquanto um de 20/30 diz respeito a uma visão alta.

Regiões estudadas

- Método subjetivo para medida do potencial de acuidade visual, em cada olho.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura