ADAMTS13, ATIVIDADE E INIBIDOR, Plasma

Outros nomes:
ENZIMA CLIVADORA DO FATOR DE VON WILLEBRAND
METALOPROTEASE ADAMTS 13
ATIVIDADE DA ADAMTS 13
INIBIDOR DA ADAMTS 13

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Trazer anotados todos os medicamentos tomados nos últimos 7 dias. - Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.

Processamento e adequação da amostra

- PREPARO DO PPP (plasma pobre em plaquetas) - No MÁXIMO até 3 horas após a coleta, centrifugar o sangue em 18 ºC, por 15 minutos a 2200 g. - Utilizando pipeta plástica, separar o plasma cuidadosamente, sem tocar a camada que contém as plaquetas. - Separar 3 ml de plasma alíquotado em 3 tubos de alíquota com 1ml cada. - Volume mínimo de plasma a enviar: 1 mL - Enviar imediatamente ao LARN, conservado em gelo seco. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 4 horas em tubo primário ou plasma; Congelada: 6 meses

Valor de referência

ADAMTS13 ATIVIDADE - 68-163 % ATIVIDADE ADAMTS13 INIBIDOR - <0.4 BEU

Interpretação e comentários

A ADAMTS 13 é a enzima responsável pela clivagem do Fator de von Willebrand em fragmentos de menor peso molecular. Quando os níveis séricos da ADAMTS 13 se encontram reduzidos, os multímeros de altíssimo peso molecular do Fator de von Willebrand permanecem na circulação e o indivíduo manifesta a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT). A determinação da atividade da ADAMTS 13 está indicada em pacientes com microangiopatias trombóticas; para o diagnóstico diferencial entre PTT, síndrome hemolítico-urêmica, CIVD, síndrome HELLP, etc. Níveis de atividade da ADAMTS 13 iguais ou inferiores a 10% são compatíveis com o diagnóstico de PTT (congênita ou adquirida) e níveis iguais ou inferiores a 30% indicam a pesquisa de inibidores anti- ADAMTS 13, como forma de caracterizar a etiologia adquirida da doença. A monitorização do inibidor anti-ADAMTS 13 também está indicada no acompanhamento dos pacientes em remissão clínica, pois sua persistência aumenta o risco de recidivas.

Método

Imunoensaio (IA)

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822